5 dicas (e três ferramentas) para usar a nota do Enem no Sisu 2019

Débora Thomé
Escrito por Débora Thomé

Com pouco mais de 5,5 milhões de inscritos neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano detém o posto de segundo maior vestibular público do mundo. Só perde para o Gaokao, prova chinesa que tem o dobro de participantes. Com a divulgação dos resultados, chega uma nova etapa: conseguir uma boa vaga.

Na terça-feira, dia 22, começam as inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Neste ano, 129 instituições de ensino superior públicas oferecem 235 mil vagas. E a nota no Enem é o pré-requisito para quem deseja uma dessas vaga.

Com tantas opções, a oportunidade para estudar de graça numa universidade pública pode estar onde menos se espera. Para ajudar o candidato a escolher seu curso e faculdade e elevar a chance de êxito neste processo, a plataforma Quero Bolsa  desenvolveu o Simulador de Nota de Corte.

Quero Bolsa disponibiliza simuladores que ajudam a usar o Sisu 2019

O Simulador de Nota de Corte da Quero Bolsa reúne todos os dados que o candidato precisa para avaliar as notas de corte nas instituições. Incluindo o comportamento das notas nos últimos processos seletivos, as notas de corte média e mínima no estado de interesse, assim como a menor nota de corte para o curso pretendido em todo o Brasil.

Sisu-2019-nota-corte-quero-bolsa-inoveduc

Página da plataforma de Nota de Corte do Sisu do Quero Bolsa (Foto: Divulgação)

O site também exibe a relação de universidades que oferecem o curso pretendido com a nota de corte em cada campus e turno.

Outros dois simuladores desenvolvidos pelo Quero Bolsa podem ajudar quem não conseguir ingressar no ensino superior via Sisu. São as ferramentas para calcular as notas de corte para obtenção de bolsas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni)  e para financiamento estudantil pelo Fies, além da ferramenta de busca por bolsas de estudo na rede privada.

Saiba como começar sua busca pela vaga numa instituição pública

Com a nota em mãos, o estudante que pretende estudar numa instituição pública deve seguir o passo a passo abaixo para aumentar a chance de encontrar uma vaga.

 

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
[email protected]