App facilita acompanhamento escolar na rede pública do Paraná

app-escola-parana-destaque-inoveduc
Letícia Santos
Escrito por Letícia Santos

O governo do Estado do Paraná promove diversas iniciativas para integrar a tecnologia aos processos educacionais. Um exemplo é o recente lançamento da nova versão do aplicativo “Escola Paraná”.

Em agosto de 2017, foi liberada a primeira versão do app, disponível para pais e alunos. A principal proposta é facilitar o acesso às informações importantes para a rotina escolar, como: horários de aula, controle de faltas e notas.

. Rede estadual do Paraná adota novas tecnologias educacionais

As funcionalidades do app estão atreladas ao “Registro de classe online”. Era pelo site que alunos e professores acompanhavam as informações. Hoje estão disponíveis no aplicativo.

“O que fizemos foi criar um aplicativo que disponibiliza tudo isso de forma mais fácil e direta”, disse Cláudio de Oliveira, chefe do núcleo de informática e informações da Secretaria da Educação do Paraná.

Secretaria pretende atender 90% das escolas da rede estadual

app-escola-parana-alunos-inoveducEm 2014, quando o registro de classe online foi lançado, o programa estava disponível para apenas 14 escolas. Atualmente, já atende a 1.600 instituições. A previsão é expandir o alcance do programa para 90% das escolas estaduais.

“Falamos em 90% porque essas escolas têm algumas particularidades. Temos escolas quilombolas e indígenas, cuja infraestrutura não é adequada para esse tipo de solução”, explicou Cláudio.

Quem também gostou da novidade foram os pais. Agora podem fazer um acompanhamento mais próximo e efetivo do andamento da vida escolar dos seus filhos.

“A expectativa é que os pais tenham acesso às informações sem que precisem ir à escola. Acreditamos que essa ferramenta facilitará esse acompanhamento do pai. E do próprio aluno na vida escolar dele”, destacou Cláudio.

. Educação conectada leva internet de alta velocidade às escolas federais
. Caderneta virtual: apps ajudam na comunicação entre pais e escola
. Opa Educação melhora relacionamento entre estudantes e instituições

Para os pais acessarem o aplicativo, é preciso que validar o CPF e o número de celular na secretaria da escola onde seu filho está matriculado.

Expectativa para adesão da ferramenta é positiva

No dia 19 de fevereiro de 2018, foi lançada uma versão especialmente para os professores, com funcionalidades diferenciadas. Entre elas:

  • dados sobre as turmas pela qual é responsável
  • carga horária
  • agenda de eventos própria
  • criar mensagens e encaminhar para os alunos

Apesar do pouco tempo de uso, as expectativas em relação à ferramenta são positivas. “Acreditamos que toda tecnologia vem para somar e, consequentemente, contribuir para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem, então esse tem sido nosso esforço.”

Letícia Santos

Letícia Santos

[email protected]