App de inteligência artificial ajuda estudantes com o dever de casa

socratic-inoveduc-destaque
Letícia Santos
Escrito por Letícia Santos

A internet se consolida cada vez mais como uma grande aliada dos estudantes. Por conta disso, empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para o mercado educacional estão empenhadas em melhorar seus processos.

O aplicativo Socratic, por exemplo, utiliza recursos de inteligência artificial e informações disponíveis na internet para ajudar estudantes a resolver suas tarefas escolares.

. Saint Paul lança plataforma disruptiva de aprendizagem que usa IA

No Socratic é possível resolver questões de diversas áreas do conhecimento, desde a matemática até as ciências sociais. Atualmente, o app está disponível em seis idiomas — inglês, português, espanhol, indonésio, francês e alemão.

App foi planejado para resolver problemas reais dos estudantes

O app foi desenvolvido pelos sócios Christopher Pedregal e Shreyans Bhansali, há cinco anos. Três observações sobre o cenário educacional da época foram fundamentais para a construção da ideia do aplicativo, como explicou Pedregal em uma publicação no blog do Socratic.

  1. Os sócios observaram que muitos estudantes usavam a internet como ferramenta de estudo, porém era difícil encontrar conteúdos de qualidade
  2. Muitos desses estudantes não tiveram bons professores em todas as matérias. E quando tinham, esse professor raramente estava disponível para atender suas dúvidas
  3. Alguns professores até preparavam conteúdos de qualidade e disponibilizavam na internet, mas essas informações ficavam espalhadas e eram difíceis de ser encontradas

Desse modo, os sócios perceberam que era possível desenvolver uma ferramenta capaz de oferecer uma solução para esses problemas e otimizar a qualidade do aprendizado para os estudantes.

“Nosso objetivo no Socratic é conectar professores com alunos e alunos com conhecimento, tornando a aprendizagem uma ferramenta acessível e poderosa para todos”, disse Becca McArthur, gerente de produtos do Socratic em entrevista ao site EdTech Digest.

App brasileiro auxilia na resolução de problemas matemáticos

Os usuários podem tirar uma foto ou escrever a questão na qual têm dúvida e instantaneamente recebem as respostas e explicações sobre como resolver aquele determinado problema. Na comunidade de professores e especialistas, também são elaboradas respostas sobre as dúvidas dos estudantes.

Especialistas do Google elegeram o Socratic como o melhor aplicativo da Play Store de 2017. O Socratic também esteve presente na lista “Novos apps que amamos” da Apple Store.

. Alunos de escola pública do RJ ganham prêmio por criação de app
. Totvs investe em aplicativos para o setor de educação

Já o aplicativo “Cola Matemática” é um exemplo de app brasileiro que oferece funcionalidades parecidas com as que estão disponíveis no Socratic. Nesse app, os usuários encontram recursos que ajudam a resolver problemas de álgebra e geometria.

Os estudantes devem inserir os valores exatos dos seus problemas matemáticos na plataforma para obter a resolução dos exercícios. O app também exibe gráficos e o passo a passo do desenvolvimento da atividade. O aplicativo é gratuito, e está disponível para Android e IOS.

Letícia Santos

Letícia Santos

[email protected]