Desafios da Alfabetização – a tecnologia e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita

Roberta Bento
WhatsAppFacebookShare

Leitura e escrita com novas tecnologiasCaso você e sua equipe de professores estejam há anos tentando melhorar os resultados da alfabetização dos alunos da sua escola e obtendo melhoras ínfimas apesar de tanto esforço, temos uma boa notícia: pode ser que vocês estejam de fato muito perto do limite do que podem fazer. Isso é uma notícia boa no sentido de que vocês estão de fato se empenhando ao máximo. A parte boa não termina aí: o principal aspecto positivo é que o pouco que pode estar faltando para que a melhora seja rápida e de alto impacto está bem próximo de você e do seu aluno.

Acertou se você pensou na família.

Seu aluno precisa sentir a necessidade de ler e escrever. Quando esse sentimento nasce dentro de casa, o envolvimento na escola é muito maior. E a tecnologia, causa de tantas brigas dentro de casa, pode ser uma aliada. Que tal dividir realmente com os responsáveis os desafios do processo de alfabetização?

  • Ao procurar o programa predileto na tv, ler com o filho a descrição e sinopse do capítulo. Isso ajudará a criar o hábito de ler o conteúdo do episódio;
  • Reservar momentos antes da ida ao supermercado para que o filho faça junto com os pais a lista de compras, escrevendo a mão, no papel. Depois de pronta a lista, deixar com o filho a responsabilidade de pesquisar na internet os preços para os itens da lista.
  • Desenvolver hábitos saudáveis de estudos também é fundamental. Temos muitas dicas para pais e professores em nosso site: www.meufilhonaoestuda.com.br, e para os alunos, em uma linguagem descontraída e dinâmica, no SnapChat SOSTENHOPROVA.

Estas são algumas das dicas que apresentaremos na Bett Educar 2017. O objetivo é ensinar aos pais como ajudar seus filhos na fase de alfabetização. E sim, vale a pena investir esse tempo, pois o retorno virá no curto prazo e será sentido dentro da sala de aula e nos resultados das avaliações.

(*) Ao lado da filha, Taís Bento, Roberta Bento ministrará a palestra “Socorro, meu aluno não aprende a ler! Desafios da Alfabetização”, na Bett Educar 2017

Roberta Bento

Roberta Bento

Consultora e escritora. Graduada em Letras, com especialização em formação de professores de Línguas (International House, Inglaterra) e com pós-graduação em Marketing e em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialização em Aprendizagem Baseada no Funcionamento do Cérebro pela Universidade da Califórnia e Duke University, e em Aprendizagem Cooperativa pela Universidade de Minnesota e Universidade de San Diego (Estados Unidos)

Ver todas as postagens publicadas por Roberta Bento