A escola no século XXI: virtualização das relações. - Inoveduc

A escola no século XXI: virtualização das relações.

Marcus Garcia
WhatsAppFacebookShare

A atuação da gestão escolar frente ao fenômeno das mídias sociais: Modalidades, Limites e Potencialidades.

O papel do profissional da educação, concentrado em comunicar-se da maneira mais eficaz possível com sua instituição de ensino e com a comunidade escolar, querendo se aprimorar sobre como fazer o melhor e mais responsável uso das ferramentas de que dispõe, acaba sendo colocado em evidência a todo o momento, ainda que seja para enviar um simples informativo aos pais, alunos e professores. Mas sempre podendo ir além!

A ano letivo de 2015 já havia começado. Há alguns anos na lista de espera, finalmente a escola com cerca de 200 alunos do Ensino Fundamental 1 no turno matutino e mais cerca de 220 alunos do Ensino Fundamental 2 no vespertino recebeu os novos computadores: dez notebooks para uso compartilhado na biblioteca e oito desktops para uso da secretaria e sala dos professores. A instalação da rede Wi-Fi também já estava pronta há algumas semanas e funcionando muito bem.  Quem tinha smartphone, tablet ou computador portátil já estava usando para acessar a internet.

A Diretora e a Coordenadora pedagógica esperavam os recursos da tecnologia para colocar em ação a substituição dos comunicados aos alunos e pais que eram feitos via agenda dos alunos, para que passassem a ser realizados mediante o mural do blog da escola. A decisão por esta substituição havia sido tomada pelo Conselho Escolar com a representação de alunos, pais, professores e equipe da secretaria na atualização do Projeto Pedagógico realizada no final do último ano letivo.

Alguns familiares, professores e também alunos que tinham maior prática e facilidade de uso ajudaram a preparar tudo. Era uma conquista da comunidade escolar. Ela mesma criou o blog, já tinham cadastrado os acessos de todas as famílias e alunos. Queriam começar a divulgar as comunicações e também os trabalhos e realizações dos alunos, tudo pelo blog. A empolgação com a ideia era grande!

Foi uma decisão coletiva cuja soma dos esforços empolgava a comunidade escolar e que fizeram da soma dos seus conhecimentos a vontade de realizar. Porém havia um limite que não havia sido levado em consideração e que poderia colocar todo o projeto a perder-se!

*Professor Marcus Garcia será um dos palestrantes da Bett Educar 2017.

Marcus Garcia

Marcus Garcia

Escritor, pedagogo e mentor. Possui Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, Especialização em Gestão do Conhecimento nas Organizações e Graduação em Pedagogia. Autor de dezenas de livros e artigos nas áreas educacional, gestão de pessoas, carreira e inteligência emocional.

Ver todas as postagens publicadas por Marcus Garcia