O Portfólio Digital e seu impacto no futuro da educação

Lars Janér
WhatsAppFacebookShare

A professora de Stanford Carol Dweck, autora do livro “Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso”, é uma das críticas da forma tradicional de ensino, segundo ela focado apenas no “agora”: questões que precisam ser resolvidas imediatamente, e quando a resposta não está correta o aluno simplesmente “falhou”. O resultado pode ser ruim para a confiança e a motivação dos estudantes.

O Portfólio Digital e seu impacto no futuro da educação

E qual seria a alternativa? Uma visão diferente, baseada no “ainda não”: a solução de problemas é um processo, e os alunos que ainda não chegaram à uma solução estão tentando por diferentes caminhos e não “falharam”, apenas “ainda não” chegaram lá – mas avançaram. Podem chegar através de métodos diversos, e a ideia é que façam isso com tentativas, feedback e auto-reflexão – e gradualmente compreendam como alcançar uma solução.

Tudo isso fica registrado em seu “Portfolio Digital”, que vai acumulando experiências e ajudando a desenvolver o gosto pela aprendizagem, assim como o orgulho por ter alcançado o sucesso de sua forma, ao seu ritmo.

O termo “portfólio”, muito conhecido entre artistas, arquitetos e marketeiros, acabou se tornando também um dos temas mais quentes no mundo da tecnologia para educação.

O chamado “e-Portfólio” ou “Portfolio Digital” é um repositório online, dentro das plataformas de ensino (LMS), que armazenam os trabalhos de cada um dos alunos ao longo dos anos. Talvez mais importante do que isso: são um histórico da evolução da aprendizagem e dos processos utilizados pelos alunos da era digital.

Portfólio Digital pode ajudar em avaliações mais qualitativas

Essa abordagem traz à tona outra questão importante: notas e testes padronizados em massa, como o próprio Enem, conseguem mesmo diferenciar alunos? Mais uma vez, o portfólio digital pode ajudar. Indo além das notas e dos testes, é possível que instituições de ensino superior e também potenciais empregadores enxerguem além dos números: vejam a qualidade dos trabalhos, as abordagens individuais, a vida por trás dos resultados dos testes.

. DIRETOR DO CANVAS DETALHA PARCERIA COM FUNDAÇÃO LEMANN

Empresas de tecnologia já estão alavancando essa funcionalidade das plataformas de ensino para trazer o processo de recrutamento para o século XXI: conectam estudantes universitários com potenciais empregadores permitindo aos alunos compartilharem itens de seu portfólio com empresas que buscam estagiários e trainees. Estudantes de Engenharia Mecânica, por exemplo, cujos trabalhos em sala de aula estão relacionados à motores elétricos, podem expor o conteúdo para empresas de automóveis interessadas no tema. Essas avaliarão seus projetos, sua apresentação, e a forma como chega às suas próprias soluções. A forma como encara o “ainda não” e evolui em seu processo de aprendizagem. O aluno, por sua vez, ciente da importância do resultado final para sua carreira, se dedica à compreensão e produção de conteúdo de qualidade.

Em resumo: a tecnologia hoje permite que o foco deixe de ser apenas em notas, testes ou números e passe a valorizar o indivíduo, o processo, o gosto pela aprendizagem e todos os demais atributos que de fato são o alicerce de uma educação completa. A humanidade novamente em foco, graças ao avanço tecnológico.

Lars Janér

Lars Janér

Diretor para América Latina da Instructure (NYSE:INST), empresa americana desenvolvedora de software para ensino acadêmico e treinamento corporativo. Sua principal plataforma, Canvas, é utilizada por mais de três mil instituições de ensino no mundo, incluindo Harvard, Stanford, Wharton, Yale e Berkeley . Lançado mais recentemente, o software de treinamento corporativo Bridge foi escolhido por empresas como Tesla, Microsoft e Slack. Antes de assumir a posição atual, foi responsável pela operação no Brasil da Kaltura, plataforma de vídeo online líder nos mercados de educação e corporativo. Cursou graduação e mestrado em Administração de Empresas na PUC-Rio

Ver todas as postagens publicadas por Lars Janér