‘Atitude’ integra habilidades socioemocionais ao material didático

Letícia Santos
Escrito por Letícia Santos

Durante a Bett Brasil Educar 2017 , a Pearson, multinacional que desenvolve soluções educacionais, anunciou o lançamento do seu novo sistema de ensino. Este ano, o Atitude começou a ser implementado nas escolas de ensino infantil e fundamental I. A previsão é que em 2019 atenda, também, alunos do ensino fundamental II.

Juliano Costa, diretor pedagógico da Pearson, explicou que a ideia é que o novo sistema auxilie as escolas no processo de adequação com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, o Atitude foi estruturado de acordo com três pilares: cognitivo, socioemocinal e eficácia.

No Atitude, além de os alunos terem acesso aos conteúdos das principais disciplinas, os capítulos dos livros apresentam uma proposta de atividade para trabalhar as competências socioemocionais das crianças.

Plataforma envolve pais no processo de ensino-aprendizagem

“O Atitude tem uma forte dimensão comportamental dentro dele. Então, além de o aluno ter acesso ao aprendizado de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia, como já era de se esperar, procuramos incluir uma proposta de aprendizado socioemocional também. Assim, as crianças trabalham o autoconhecimento, a diversidade, a inclusão, a tolerância e o respeito ao outro.”

Outro ponto enfatizado pelo diretor pedagógico da Peason é o fato de essas atividades respeitarem a diversidade entre as escolas. O que torna o sistema mais fácil de ser implementado em diversos estados.

. Lego Education auxilia escolas na adequação às propostas da base
. Aprendizagem centrada no aluno é destaque na Bett London 2018

Além dos livros, também são disponibilizadas duas plataformas: o Portal Atitude, voltado para a família, e a Academia Atitude, elaborada para os professores.

“O Portal Atitude foi criado para a família poder trabalhar junto com os alunos as perspectivas socioemocionais e fazer avaliações em casa para reforçar o aprendizado. A plataforma para os professores oferece treinamentos online. O objetivo é que eles consigam aplicar em sala de aula todas as funcionalidades disponíveis”, explicou Juliano.

Na Academia Atitude, Juliano destacou um modelo de formação onde foram criadas animações em estúdio que simulação situações cotidianas. “Assim, podemos exemplificar como os conteúdos podem ser trabalhados dentro de sala de aula. Além disso, conseguimos ilustrar, da forma mais clara possível, estratégias de sucesso que o professor pode adotar.”

Letícia Santos

Letícia Santos

[email protected]