Campus Party Brasil 2019 traz extensa programação para Educação

Débora Thomé
Escrito por Débora Thomé

A edição 2019 da Campus Party Brasil será aberta nesta terça, 12 de fevereiro. A organização promete realizar mil horas de programação. Até o dia 17, os participantes encontrarão no Expo Center Norte, em São Paulo, muitos debates e oficinas sobre tecnologia e educação.

Para facilitar sua circulação, selecionamos as principais palestras que interessam ao setor de Educação — de movimento maker ao futuro da educação, passando por empreendedorismo e criatividade.

. Conheça o espaço Educação do Futuro, pela primeira vez na Campus Party
. 10 motivos para visitar a Campus Party Brasil 2019

O espaço Educação do Futuro estará na área Open — que é gratuita e aberta ao público. O projeto acontece pelo segundo ano consecutivo na Campus Party Brasil. Nesta edição, conta com a parceria da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, que representa o Laboratório Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab no Brasil.

O objetivo é apresentar e discutir como a tecnologia aliada a criatividade pode ser uma importante ferramenta para o desenvolvimento humano.

“Nos dedicamos muito à Área Open da Campus Party. É lá onde formamos nosso público que estará presente nas edições futuras. Em função disso, não podemos deixar de separar um espaço para debater os novos caminhos da educação e construir com todos uma nova forma de se olhar para a formação das crianças e adolescentes”, disse Tonico Novaes, diretor da MCI e responsável pela Campus Party.

Confira nossa sugestão de programação para a Campus Party Brasil 2019

DIA 13

Palco Educação

A maior invenção dos últimos mil anos – às 10h30

Especialista em inovação e design educacional, Felipe Gonzalez fala sobre a invenção que transformou a forma como aprendemos.

Tecnologia, a inovação que transforma – às 12h

A professora Paula Gerarduci apresenta o projeto Favela Hacker e seus laboratórios makers implantados no CIEP Antônio Candeia Filho, no Rio de Janeiro.

Beta kit: aprendizagem criativa + educação maker dentro da sala de aula – às 14h

O professor Nathan Rabinovitch, CEO da edtech Beta Kit, fala sobre como as novas metodologias makers impactam a sala de aula.

Makers 4.0 um projeto-piloto em busca de uma educação 4.0 para o estado de Manaus – às 15h30

Apresentação do projeto-piloto maker aplicado em três escolas públicas de tempo integral no Estado do Amazonas.

Despertando o mindset ágil em crianças – às 23h

O gamer Antonio Felipe Silva Fernandes mostra que é possível formar uma mentalidade ágil em 9 a 13 anos, dentro de sala de aula.

Palco STEAM

Inspirando Jovens de Sucesso – às 15h

Matheus Akira Tomoto, CEO da edtech Inspirando Jovens de Sucesso fala sobre sua trajetória e a missão de complementar a educação básica.

Palco Makers

Apresentação – Oficina de chão – às 11h

Aula de robótica na já tradicional oficina do evento.

Makers mudando o Mundo – às 12h

Alexandre Ferreira, que atua há mais de 18 anos na área de educação tecnológica fala sobre o processo criativo no universo maker.

Cultura Maker, mudando realidade e impulsionando o aprendizado – às 15h

Henri Coelho, gestor de implantação de projetos e desenvolvimento da Robolivre, e Gustavo Wanderley, Sócio-criador da Kronna Automação CNC, falam sobre como a cultura maker pode combinar possibilidades de negócios e, ao mesmo tempo, ser utilizada como uma ferramenta de aprendizagem.

Concurso Leve seu Robô – Apresentação – às 17h

Henri Coelho apresenta o concurso Leve seu Robô.

Robótica na Educação Infantil e Anos iniciais – às 18h

A coordenadora pedagógica do projeto de Informática e Robótica da Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda, Ana Paula Rodrigues, mostra que é possível trabalhar robótica na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, tudo isso com o uso de software e hardware livre.

DIA 14

Educação do Futuro

Gamificação Criativa – às 10h30

A professora-assistente do núcleo da universidade aberta da Unifesp, Paula Carolei, discute como a gamificação desenvolve autoria e protagonismo de forma criativa em espaços formais (escolas e universidade) e não formais (museus, comunidades e eventos) de aprendizagem.

Scratch 3.0: como a Aprendizagem Criativa vem transformando a educação pública – às 14h

Painel promove compartilhamento de resultados do uso da ferramenta Scratch e de práticas relacionadas a aprendizagem criativa em salas de aula na rede pública de ensino.

Encontro Práxis de Tecnologia e Educação – às 17h

Participam integrantes e organizadores de comunidades de tecnologia e educação. Objetivo é dividir experiências e falar sobre o futuro.

Palco Makers

Cenários futuros e cultura maker: como os fazedores estão hackeando a realidade – às 11h

Rita Wu, designer, pesquisadora e artista, trata do movimento maker no Brasil e no mundo e as formas de inovação social por projetos colaborativos.

Palco Entrepreneurship

Edtechs – O que são, para que servem, e como estão mudando a educação – às 17h

Descubra como as startups de educação estão desafiando os modelos tradicionais e aprendizado.

Lifelong learning: como se preparar para uma vida produtiva num futuro incerto – às 16h

Como se manter atualizado num mundo em constante transformação? Quais são as alternativas possíveis aos modelos de ensino tradicionais, que estão absolutamente ultrapassados e desconectados da realidade?

DIA 15

Palco Educação do Futuro

Privacidade e CyberSegurança para baixinhos – às 10h30

Segurança de dados, privacidade e cyberbullying voltados para crianças.

Educação do futuro: Aprendizagens criativas, Robótica com sucata na Escola Pública – às 16h30

Quais são as tendências na Educação e como vão garantir inovação e aprendizagem criativa com baixos recursos?

Palco Makers

Paper: A cultura Maker no Ensino Técnico: Uma junção disruptiva – às 12h

Disrupção no Ensino Técnico de forma mais engajadora e envolvente!

Se eu quiser, posso ter um fab lab na minha casa – às 18h

Profissionais compartilham experiências de criar máquinas de fabricação digital e como é possível ter acesso a tecnologia com baixo custo.

Impacto social da conectividade – às 18h

Debater como a conectividade pode transformar a vida das pessoas cognitiva, social, economicamente.

Palco Feel the Future SingularityU Brazil Global Impact Challenge: impactando a educação através das Tecnologias Exponenciais – às 12h

Como foi o 2018 SingularityU Brazil Global Impact Challenge e as duas melhores startups selecionadas: a MedRoom e o Células Empreendedoras.

Como diria Einstein: educação é aquilo que fica depois que se esquece tudo que se aprendeu na escola – às 17h

Dicussões sobre a possibilidade de horizontalizar a troca de conhecimento e a desconstrução da detenção do poder apenas pelo professor/mentor/instrutor dentro da sala de aula. O que fica depois que se sai da escola são as conexões entre pessoas, independente da hierarquia imposta pelo modelo tradicional de ensino.

DIA 16

Palco Coders

Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning: Entenda as tecnologias e como elas têm transformado o dia a dia das pessoas – meia-noite

A inteligência artificial está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e tem revolucionado a prática de diversas profissões.

Palco Makers

Empreendedorismo e Fab Labs. Combina? – às 11h

Painel mostrará algumas iniciativas que já estão acontecendo dentro da rede Fab Lab e também levantará a questão do que é necessário que um Fab Lab tenha para ajudar os empreendedores.

Uma professora Maker: experiências usando Arduino em sala de aula – às 12h

O uso de Arduino em Curso Técnico em Eletrônica, alguns ‘preconceitos’ em ambiente acadêmico e as facilidades/dificuldades vividas pelos alunos dos 3º e 4º módulo do curso.

Academany: o ensino de (quase) qualquer coisa! – às 16h

Iniciado no MIT e presente em mais de 70 países, o Academany possibilita aprender a construir (quase) qualquer coisa.

Palco Startup

Design Thinking mão na massa: da ideia ao produto – às 10h30

Aprenda a pensar como um designer e colocar suas idéias em prática hoje mesmo.

Palco Steam

Jovens pautando o futuro da educação no Brasil – às 17h

Jovens que trabalham e têm experiência em iniciativas de impacto para educação apresentam projetos e atividades para melhorar a educação, desde negócios sociais, comunidades, startups e hubs de inovação.

Campus Jobs

As relações na adolescência – A transformação social do século 21 – às 10h30

Painel discutirá o papel da escola, as ferramentas e processos adequados para a construção da inteligência emocional da juventude contemporânea.

Palco Entrepreneurship

FUTURO DAS PROFISSÕES: Como se preparar para o inevitável? – às 18h

Conectividade global, inteligência artificial, computação quântica e abundância de dados são algumas das forças disruptivas que estão remodelando o mercado de trabalho e redefinindo as habilidades exigidas dos profissionais.

Serviço
Campus Party Brasil – 12ª edição
Arena: de 12 a 17 de fevereiro
Open Campus: de 13 de a 16 de fevereiro
Local: Expo Center Norte, São Paulo

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
[email protected]