Fundação Cecierj lança Canal Cederj com material gratuito de EAD

canal-cederj-inoveduc-destaque
Juliana Favorito
Escrito por Juliana Favorito

Considerada pioneira no investimento da consolidação da educação a distância (EAD), a Fundação Cecierj — vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social do Estado do Rio de Janeiro — lançou recentemente o Canal Cederj. A nova plataforma é um ambiente virtual pensado para aqueles que querem estudar e têm dificuldades de mobilidade.

A ideia de criar o canal surgiu após a Fundação receber frequentes pedidos de autorização de universidades públicas para uso do seu material. De acordo com Elizabeth Bastos, diretora de Extensão da instituição, a plataforma foi criada a partir da percepção do presidente, professor Carlos Eduardo Bielschowsky.

“Já tínhamos experiência da utilização do conteúdo didático dos cursos de graduação por outras instituições de ensino superior públicas. Além de termos depoimentos de pessoas que usavam nossos materiais para ajudar nas dificuldades dos próprios cursos. Este cenário nos motivou a criar o Canal Cederj.”

. ONG cria rede de desenvolvedores de projetos para Educação

A plataforma tem como objetivo reunir todos os recursos de aprendizagem desenvolvidos e utilizados nos cursos da Fundação Cecierj. As aulas são oferecidas para vários níveis, incluindo pré-vestibular, graduação, extensão e divulgação científica.

Canal Cederj tem área voltada para professores

O Canal Cederj ainda tem uma área voltada para professores com interesse em melhorar o próprio desempenho em de sala de aula. E também para aqueles que procuram meios de ensinar conteúdo de qualidade de forma dinâmica. A diretora de Extensão da Fundação Cecierj explicou que todo o material está disponibilizado em vários formatos.

Elizabeth Bastos ainda destacou que todo o material disponibilizado é gratuito. E qualquer pessoa pode acessar a plataforma, sem a necessidade de realizar cadastro. Além disso, a importância de disponibilizar esse tipo de conteúdo é a contribuição para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.

Canal Cederj foi pensado em parceria com a Universidade Aberta do Brasil

O Canal Cederj foi realizado em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Isso foi possível devido ao Consórcio Cederj, criado no ano 2000 com o intuito de levar educação superior, gratuita e de qualidade a todo o Estado do Rio de Janeiro. O Consórcio é formado por dez faculdades públicas: Cefet, IFF, IFRJ, Uenf, Uerj, Uezo, UFF, UFRJ, UFRRJ e Unirio.

. E-book em parceria com Microsoft estimula adoção da gamificação
. Integração da Escola em Movimento e Wpensar facilita gestão

Quem acessar a plataforma terá acesso ao conteúdo didático da Educação de Jovens e Adultos (Ceja), do pré-vestibular social. Além dos outros cursos de graduação oferecidos pelo Consórcio Cederj.

No Canal Cederj também é possível encontrar planos de aulas voltados para professores do ensino médio, extensão e reforço escolar. Estes foram preparados por profissionais da própria fundação. Os conteúdos do reforço escolar, as dinâmicas de Português e Matemática estão separados por série e bimestre.

Juliana Favorito

Juliana Favorito

[email protected]