Desafio Unicamp recebe inscrições para sua 8ª edição

Débora Thomé
Escrito por Débora Thomé

Interessados em abrir sua própria startup têm até o dia 25 de março para efetuar inscrição no site oficial do Desafio Unicamp 2018. A 8ª edição da competição nacional propõe a idealização de modelos de negócios baseados em patentes e software da Unicamp.

Para participar da imersão em empreendedorismo tecnológico, é preciso formar uma equipe de três a cinco integrantes e realizar cadastro no site do Desafio Unicamp. A oportunidade também é para produtos em edtech.

A competição é aberta a interessados em empreendedorismo e inovação de todo o Brasil. Os participantes recebem mentorias, coaching internacional e workshops.

“A competição capacita os participantes, sejam eles alunos da Unicamp ou não, já que a competição é aberta a todos, em modelagem de negócios e ainda desperta-os para a oportunidade de ter o empreendedorismo como uma opção de carreira”, resumiu o diretor-executivo da Inova Unicamp, professor Newton Frateschi.

Prêmio do Desafio Unicamp 2018 chega a R$15 mil

A equipe ganhadora será premiada com R$3 mil para cada integrante, formação Green Belt pela FM2S. Os vencedores participarão do programa de pré-aceleração oferecido pela Baita Aceleradora.

O objetivo principal do evento é estimular a criação de empresas spin-off a partir de patentes e programas de computador protegidos pela Unicamp.

Em oito anos, o Desafio Unicamp acumulou números expressivos. Foi responsável pela capacitação de mais de 2 mil pessoas em metodologias de modelagem de negócios, como Business Model Canvas e Lean Canvas.

A partir da análise de mais de 140 tecnologias da Unicamp, foram construídos 249 modelos de negócios, que deram origem a seis startups.

Como resultado, mantém uma rede de mais de 120 mentores voluntários associados e já registrou a presença de participantes de 11 estados brasileiros.

Saiba como serão as etapas do Desafio 2018

As equipes na jornada empreendedora serão submetidas a três etapas de competição. A primeira é a capacitação. Nessa fase, os participantes recebem um treinamento intensivo e “mão na massa” sobre a metodologia de negócios Lean Canvas, durante o “Workshop Desafio Unicamp”.

Marcelo Nakagawa, do Insper

O evento ocorrerá no dia 14 de abril. A palestra será ministrada por Marcelo Nakagawa, professor de inovação e empreendedorismo do Insper.

. Aluno da Unicamp vence Game Academicxs e ganha bolsa nos EUA

Nakagawa também acumula em seu currículo as funções de coordenador adjunto da Fapesp nos programas de inovação e membro do Conselho Consultivo da Anjos do Brasil, do Conselho Executivo de Inovação da Cyrela Commercial Properties.

Em seguida será realizada a etapa de mentoria. Esta segunda fase de competição englobará contato com docentes da Unicamp e com profissionais e especialistas de mercado. Nessa altura, as equipes já vão para o mercado testar suas hipóteses.

. Unicamp abriu a edição 2017 do seu ‘Desafio’ com workshop

Na etapa final do programa, as seis melhores equipes apresentam seus modelos de negócios para uma banca de avaliadores. Só então será escolhido o vencedor da edição 2018. A grande final acontecerá em 3 de julho.

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
[email protected]