E-book em parceria com Microsoft estimula adoção da gamificação

Ebook-Gamificação-inoveduc-destaque
Juliana Favorito
Escrito por Juliana Favorito

Utilizar games para incrementar o processo de ensino-aprendizagem é a grande proposta da gamificação. A metodologia se baseia no uso de mecânicas e dinâmicas de jogos que permitem o engajamento dos alunos para resolver um determinado problema proposto.

Os games, se usados da maneira correta, tornam-se ferramentas didáticas para os professores. É o que afirma Antonio Moraes, diretor de Educação da Microsoft Brasil.

. Baixe aqui o e-book ‘Como implementar a gamificação dentro de sala de aula’

De acordo com Moraes, a metodologia ainda é novidade no Brasil. Porém, vem ganhando cada vez mais adeptos à medida que é disseminado por educadores, empresas e startups especializadas. O diretor da Microsoft ressaltou que o país ainda tem muito a avançar na área de educação.

. Como a gamificação pode ajudar na Educação
. Escola utiliza gamificação para ensinar conceitos de Educação Física

A metodologia costuma ser adotada pelos professores para melhorar o aprendizado dos estudantes. Ainda de acordo com Antonio Moraes, a gamificação ajuda a desenvolver diversas habilidades dos estudantes. Além de motivar algumas ações e comportamentos dentro e fora da sala de aula.

Como implementar a gamificação na sala de aula

Essa forma de ensino pode ser vista como uma ferramenta ou competência. E, deve ser aplicada de forma que seja possível deixar os processos escolares mais interessantes. Além disso, a metodologia deve manter o aluno conectado com o processo de aprendizagem.

Pensando nisso, o InovEduc, em parceria com a Microsoft, elaborou o e-book “Como implementar a gamificação em sala de aula.”

No material será possível encontrar as orientações básicas de como os educadores, diretores e gestores de instituições podem inserir essa metodologia no dia a dia do ensino dos estudantes. O e-book traz os seguintes tópicos:

Ebook-Gamificação-mockup-inoveduc

  • O que é gamificação?
  •  O uso da gamificação na educação
  •  Importância da metodologia
  •  As vantagens do uso da gamificação
  •  Como deve ocorrer a implementação nas escolas
  •  Atividades metodologias pode ser utilizada

Além disso, Hélio Sales, diretor de conteúdo da Conecturma, explica, em vídeo, como os educadores podem montar um game de forma fácil, para ajudar no aprendizado dos alunos. O especialista disponibiliza um link para que professores baixem um modelo de “Game Desing Document” (GDD).

. Assista ao vídeo com as explicações de Helio Sales

“Quando se gamifica um processo, estamos trabalhando também a plasticidade cerebral, concentração, atenção, socialização, empatia, autoestima, entre vários outros aspectos. Em um jogo se aprende errando, e só esse fato em si já é muito importante para trabalhar a resiliência dos alunos”, disse Sales.

Gamificação pode ser aplicada de forma lúdica

Essa forma de ensino pode ser utilizada em diferentes contextos, buscando sempre melhorar os resultados nas áreas onde se gamificam os processos. De acordo com Antonio Moraes, a metodologia permite que os alunos se envolvam com o conhecimento de forma lúdica.

“Os professores assumem o papel de mediadores, propondo exercícios pelos quais os jovens possam interpretar o mundo ao seu redor a partir da experiência virtual.”

Atividades escolares que utilizam gamificação

Juliana Favorito

Juliana Favorito

[email protected]