Educação 360: Francesc Pedró destaca inovação na educação

Educação-360-Inoveduc
Letícia Santos
Escrito por Letícia Santos

As tendências internacionais em inovação na educação e na qualidade do ensino nas escolas brasileiras são alguns dos temas debatidos na terceira edição do encontro internacional Educação 360. O evento, realizado pelo Infoglobo, acontece nestas quinta e sexta feiras escola Sesc Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Francesc Pedró no Educaçõ 360

Francesc Pedró falou sobre Inovação na Educação

Na primeira palestra magna do dia, Francesc Pedró, especialista em políticas educacionais da Unesco, falou sobre a importância das inovações nos ambientes escolares. E aproveitou para levantar um questionamento. O que mais importa: tecnologia ou metodologia?

“Muitas vezes, o que os sistemas escolares fazem é gastar muito dinheiro para continuar fazendo a mesma coisa, a um custo mais alto”, avaliou.

Inovação inclui ensino personalizado e baseado em projetos 

Pedró destacou ainda duas tendências mundiais que considera importantes. A primeira é ensinar com base no desenvolvimento de projetos. Segundo ele, essa forma de ensinar está alinhada às demandas da sociedade e da economia.

“Os professores não devem só transmitir conhecimento. Devem saber ajudar os alunos a trabalhar os conteúdos de forma que consigam desenvolver competências.”

Outra tendência é a personalização do ensino. Segundo o palestrante, as tecnologias podem auxiliar os professores a identificar e, assim, saber trabalhar a individualidade de cada aluno.

O especialista ainda ressaltou que os educadores devem ter participação nas discussões que envolvem a implementação de inovações nas escolas.

“As inovações devem ser feitas por meio de uma reflexão nos centros educacionais, visando a qualidade do ensino e o desenvolvimento dos alunos.”

Ainda nesta quinta, o filósofo francês Gilles Lipovetsky, teórico da Hipermodernidade, abordará formas de tornar a educação mais global em outra palestra magna.

Durante o evento também acontecerão mesas de estudo, oficinas makers e feira de startups. Um Espaço Jovem e a exibição do filme “Nunca me sonharam” integram a programação – disponível no site oficial do Educação 360.

Palestra sobre Inovação no Educação 360

Evento Educação 360 discute inovação na educação (Foto: Letícia Santos)

Letícia Santos

Letícia Santos

[email protected]