Eleições 2018: 5 desafios educacionais para o próximo governo

faixa-presidencial-inoveduc-destaque
Débora Thomé
Escrito por Débora Thomé

A poucos dias do primeiro turno das Eleições 2018, em 7 de outubro, cresce a preocupação com as propostas dos presidenciáveis à Educação. O tema é estratégico para o desenvolvimento do país, segundo os próprios candidatos. Como está o panorama da educação superior, nesse contexto? E quais seriam os principais desafios educacionais a serem enfrentados?

Em pesquisa recente, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) mostrou alguns indicadores de como a população relaciona governo e educação. Com relação à educação superior, dois se destacaram:

  • 93% atribuem ao governo a responsabilidade de desenvolver políticas que estimulem e viabilizem a continuidade do fluxo de formação educacional ao nível superior
  • 80% acreditam que as faculdades particulares são fundamentais para o desenvolvimento do Brasil e deveriam receber mais apoio do MEC

E o que se tem visto nos últimos anos está na contramão dos anseios da sociedade. Programas estudantis do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), por exemplo, têm sofrido cortes de verbas. E a adesão caiu ainda mais pelo receio do desemprego entre os jovens em idade para cursar o ensino superior.

. Gestão e Inovação da Educação Superior no Brasil

O mercado superior brasileiro está em grande parte nas mãos da iniciativa privada. São 88% das instituições de ensino superior particulares. Sabemos que o valor da mensalidade é o principal obstáculo ao acesso e que o financiamento público está cada vez mais restrito. Já estamos vendo uma redução no número de matrículas, o que deve ser confirmado pelo próximo Censo da Educação Superior”, disse Marcelo Lima, diretor de Relações Institucionais do Quero Bolsa.

. Unesco divulga pesquisa sobre gestão tecnológica na educação pública

Diante disso, a plataforma Quero Bolsa, analisou as Diretrizes de Políticas Públicas para o Ensino Superior Brasileiro. As informações foram divulgadas pelo Semesp, em combinação com as Propostas dos presidenciáveis para a educação brasileira, elaborado pela ABMES.

A plataforma Quero Bolsa chegou a cinco questões fundamentais ao sistema de ensino superior. O objetivo é que esses assuntos sejam privilegiadas pelos candidatos em suas propostas para um futuro governo.

Confira os 5 desafios educacionais elencados pelo Quero Bolsa

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
[email protected]