Noé Comunicação e Inoveduc realizam workshop de Inbound Marketing

Letícia Santos
Escrito por Letícia Santos

Neste sábado, dia 28, foi realizado mais um curso pela parceria entre a Noé Comunicação Integrada e o Inoveduc. Desta vez, o professor Sidney Gonçalves ministrou um workshop de introdução ao Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração.

Basicamente, o inbound marketing é uma estratégia que visa atrair o interesse das pessoas para o que a empresa tem a oferecer.

“O inbound marketing é importante porque o cliente mudou. Ele não tem mais tempo para perder com marcas que não dialogam diretamente com ele e com as quais não se identifica”, explicou Sidney.

O workshop é indicado para profissionais de marketing e jornalistas que estão se adaptando a essa mudança no mundo digital. Também é interessante para empreendedores e profissionais de comunicação de empresa.

Profissionais precisam entender a mudança no mercado

Sidney ressaltou que o Inbound Marketing ajuda as marcas a se posicionarem melhor no mercado. Utilizar essa estratégia é eficaz para a captação de clientes, o que consequentemente gera aumento na receita da empresa.

“O Inbound marketing é necessário. A partir do momento que você tem um público que pesquisa e que vai atrás, você precisa pesquisar também. Assim, poderá definir estratégias para não só ser encontrado, como se tornar interessante para aquele grupo”, disse.

De acordo com o professor, a comunicação hoje está nas redes sociais. Os blogs e sites, por exemplo, se tornaram fontes de referência.

Com base nisso, os profissionais de marketing devem se adaptar ao cenário atual. “Primeiro eles precisam entender que o mercado mudou há muito tempo”, destacou Sidney.

Clientes buscam identificação com as marcas

“O profissional precisa aprender algumas técnicas para conseguir conversar com esse cliente em uma plataforma digital. Então, se ele está no Facebook, ele tem que saber usar essa ferramenta e saber definir o seu diferencial competitivo.”

Sidney enfatizou que o profissional deve conhecer sua singularidade e, também, a da sua empresa para que ele tenha uma identificação com seu cliente.

O professor falou ainda de um erro comumente cometido pelos profissionais de hoje no mercado digital. Muitos acreditam estar praticando o inbound marketing, quando na verdade estão utilizando estratégias de outbound marketing. Nesse tipo de estratégia, as empresas preparam campanhas ativas, despersonalizadas e que “gritam” por atenção.

Para Sidney, o outbound marketing não deve ser desconsiderado por completo, mas requer cuidado em sua utilização. Além da dificuldade para mensurar os resultados, trata-se de uma estratégia mais cara.

Feedback de participantes é positivo

Os participantes aproveitaram o momento da aula para tirar dúvidas baseadas em suas experiências reais no trabalho.

“Achei a manhã bem proveitosa. A turma é eclética e interessada. O professor é bom e o conteúdo bem legal”, disse a jornalista e designer Lena Benzecry.

Lena explicou que a necessidade de se atualizar foi a motivação para fazer o curso. E foi por meio de outro evento que teve contato com a Noé Comunicação.

“Eu fui há pouco tempo no Reinventar, um movimento que acontece na ABI (Associação Brasileira de Imprensa) para ajudar jornalistas a se introduzirem no mercado de marketing digital, e lá eu conheci a Noé Comunicação. Eu entrei no site da empresa, vi alguns cursos que me interessavam e decidi testar esse.”

Letícia Santos

Letícia Santos

[email protected]