Estante Mágica é tema de debate gratuito no Parque Lage

Débora Thomé
Escrito por Débora Thomé

A trajetória da startup Estante Mágica será um dos temas do debate gratuito ‘A cidade que se reinventa’. Promovido pela LivMundi — plataforma de vida sustentável —, o evento acontece neste sábado, 9 de junho, a partir das 16h30, no Parque Lage.

. Plataforma Estante Mágica estimula capacidade de ler e escrever
. InovEduc promove debate sobre rumos da leitura na era digital

O painel sobre a startup de educação será apresentado pelo cofundador da plataforma educacional para escolas que transforma alunos em autores do próprio livros sem custos pelas escolas.

Melo falará desde a criação da plataforma, em 2012, até a atualidade. De lá para cá, a edtech já reuniu mais de 240 mil crianças e jovens autores de seus próprios livros. A plataforma está presente em 630 cidades de 26 estados brasileiros. Em breve, há perspectiva de voos pela América Latina.

“Queremos despertar nas crianças competências para o mundo moderno, os chamados 5Cs: comunicação, criatividade, colaboração, curiosidade e criticidade (pensamento crítico). Trabalhar essas aptidões por meio de projetos pedagógicos transforma os alunos em protagonistas do próprio aprendizado”, disse o cofundador.

Evento também abordará outras questões sociais

O debate contará ainda com as participações da coordenadora internacional da rede Desis Carla Cipolla, e da fundadora do Instituto Ekloos, Andréa Gomides. Além da Estante Mágica, o encontro envolverá outros temas.

‘Como empreender com paixão e impacto social?’; ‘Escassez ou abundância? Nossa criatividade em resolver problemas sociais’; e ‘Como ter impacto e escala na solução de desafios sociais?’ serão alguns dos assuntos a serem abordados.

Plataforma é voltada para crianças de 3 a 10 anos

Os projetos pedagógicos da Estante Mágica são voltados a alunos de 3 a 10 anos. O processo é simples: o colégio se cadastra na plataforma, escolhe a proposta de conteúdo que quer adotar em sala de aula e, a partir daí, cada aluno cria a sua própria história, com textos e desenhos.

Os pais são convidados a escrever uma pequena biografia dos filhos, que também será incluída na publicação. Toda a produção resulta em um e-book gratuito. A família que desejar o livro impresso pode encomendá-lo.

É da venda desses livros que vem toda a receita da Estante Mágica. O encerramento da atividade se dá com uma sessão de autógrafos organizada pela escola, na qual os pequenos escritores recebem amigos e familiares.

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
[email protected]