Mercado busca humanidades, mas os estudantes querem STEM

STEM-Educacao-360-inoveduc-destaque
Débora Thomé
Escrito por Débora Thomé

Grandes empresas de tecnologia, incluindo o Google e a Apple, anunciaram recentemente que os funcionários não precisam mais graduações em seu currículo. Acompanhando as variações do mercado, pesquisadores da Strada Education Network e Emsi  foram levantar dados da outra ponta: os estudantes.

O resultado do estudo da Emsi — uma firma de análise de mercado de trabalho — é que o número de estudantes nos cursos de artes liberais está caindo. Ao mesmo tempo, mais empregadores estão contratando trabalhadores com formação em humanidades. E, ainda de acordo com os pesquisadores, o número de trabalhadores nos campos STEM com formação em artes liberais está aumentando simultaneamente.

Pelo levantamento, os graus de bacharel em ciências humanas diminuíram de 36% em 1970 para 23% em 2016. No mesmo período, os cursos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática passaram de 64% para 77%.

. Microsoft: realidade mista, AI e computação quântica são futuro da aprendizagem
. Educação desconstruída será capaz de formar profissionais do futuro

Para completar o quadro, estimativas do LinkedIn sugerem que “entre 2010 e 2013, o crescimento de majors de artes liberais na indústria de tecnologia de graduação superou o de majores de ciência da computação e engenharia em 10%”.

Pesquisadores dizem que empregadores continuarão a buscar diplomas

As tendências paralelas são causadas por um desajuste entre os candidatos a emprego e os empregadores. O relatório ainda sugere que a desconexão volta à dificuldade dos empregadores em sinalizar as amplas “habilidades humanas” que procuram.

A desconexão é que os empregadores nem sempre são ótimos em articular as habilidades que estão procurando”, disse Michelle R. Weise, diretora de inovação do Instituto Strada para o Futuro do Trabalho, coautora do relatório.

Ainda assim, Rob Sentz incentiva os estudantes e candidatos a emprego a não interpretarem essas mudanças como base lógica para pularem a faculdade. Segundo ele, empregadores continuarão a buscar diplomas.

Os autores do relatório também refutam uma defesa das artes liberais. O objetivo do estudo foi preencher uma lacuna na pesquisa em torno da quantificação do valor de uma educação em humanidades.

Educação 360 STEM reúne grandes nomes nacionais em debate

Nesta segunda-feira, 26 de novembro, acontece o Educação 360 STEAM. O evento é realizado das 10h às 18h30, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. É gratuito e aberto ao público em geral.

. Educação 360: tecnologia gera engajamento do aluno

O objetivo é discutir modelos pedagógicos e metodologias de ensino concentrados nas disciplinas Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática.

O evento reunirá grandes nomes da educação nacional. Na programação, palestras, workshops e experiências para proporcionar ao público uma imersão aos conteúdos selecionados.

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
[email protected]