Fórum na Campus Party propõe mudanças nas universidades

Igor Regis
Escrito por Igor Regis

Genésio Gomes, criador do Células Empreendedoras e idealizador do fórum

Trazer as empresas pra dentro da universidade e ensinar na universidade aquilo que será necessário no mercado de trabalho do futuro. Esta é a proposta do Fórum Educação do Futuro, que acontece durante esta edição da Campus Party. A iniciativa foi idealizada pelo presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, e do professor Genésio Gomes, criador do Células Empreendedoras, programa que capacita alunos e professores a criar e desenvolver ideias no ambiente universitário.

O fórum reúne reitores, diretores e secretários de educação para discutir modelos educacionais para transformar o ensino. No sábado, o grupo se reunirá para apresentar os resultados dos debates e formular um memorando, que será enviado para autoridades de todo o país.

. Tonico Novaes fala sobre espaço de educação na Campus Party
. Campus Party deve receber mais de 100 mil visitantes

“O estudante vem aqui para a Campus Party e sai mudado, com um mindset diferente. Mas ao chegar na universidade ele se depara com reitores e coordenadores que não acompanham essa mudança”, destacou Genésio Gomes durante a abertura do fórum, na última quarta-feira, dia 31.

“O mercado está mudando. Será preciso deixar de pensar em empregos e carreiras, mas em oportunidades e solução de problemas. Isso vai evidenciar a diferença entre estudar e aprender”, completou o professor.

Universidade deve acompanhar indústria

Genésio Gomes e Alex Sandro Gomes na abertura do Forúm Futuro da Educação

Participante do fórum e palestrante da abertura, Alex Sandro Gomes, Líder do Grupo de CCTE (Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional), da Universidade Federal de Pernambuco, alertou para o erro na formação universitária em não acompanhar as necessidades da indústria.

“A escola forma mal e não forma junto com a indústria. A academia hoje não forma o aluno para a realidade”, frisou o palestrante.

Alex Sandro reforçou a importância do fórum acontecer dentro de um ambiente de inovação, para reunir iniciativas, antes isoladas, em busca de um transformação geral do ambiente educacional no Brasil. “Para produzir um efeito de larga escala na educação é necessário que os atores se unam nesa transformação.”

Igor Regis

Igor Regis

[email protected]