Ilumno/UVA traz cursos de ponta do MIT para estudantes brasileiros

Ilumno-MIT-UVA
Cinthia Guedes
Escrito por Cinthia Guedes

O Massachusetts Institute of Technology (MIT), universidade norte-americana considerada a melhor do mundo nos últimos cinco anos, está mais próxima dos brasileiros. A Ilumno, empresa que atua na transformação de instituições de ensino superior na América Latina, e o MIT assinaram um acordo inédito que permitirá cursar programas da universidade com conteúdos completos e em português.

O primeiro estágio do acordo compreende a oferta de dois cursos voltados para estudantes e profissionais que queiram complementar seus estudos com conhecimento específico em internet das coisas (IoT) e big data. Os cursos têm duração de seis semanas, com 80 horas de aula. As informações relacionadas a data exata de início do curso e valores de mensalidade ainda não foram divulgadas.

Saint Paul lança plataforma disruptiva de aprendizagem que usa IA

As matrículas poderão ser feitas a partir do primeiro trimestre de 2018. No entanto, a fase de pré-matrícula já está disponível  no site da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Além da UVA, fazem parte da rede Ilumno no Brasil o Centro Universitário Jorge Amado (UniJorge), em Salvador, e o Centro Universitário Filadélfio (UniFil), em Londrina.

“É uma honra para a Ilumno assinar este acordo inovador com o MIT, que é, segundo vários rankings internacionais, a melhor instituição de ensino superior do mundo. Esta aliança nos permitirá continuar e materializar nossa visão de expandir o acesso à educação superior de qualidade na região”, disse Pete Pizarro, CEO e presidente da Ilumno.

Pete-Pizarro-Ilumno-MIT

Pete Pizarro, CEO e presidente da Ilumno

Cursos serão ministrados em português e espanhol

Os cursos serão ministrados em português e espanhol (para as instituições que fazem parte da Ilumno na América Latina), em uma plataforma 100% virtual. Além disso, os estudantes terão suporte de monitores do MIT fluentes nos dois idiomas.

A meta das duas instituições é ampliar o portfólio e oferecer, ainda em 2018, cursos sobre Inteligência Artificial (AI) e Aplicativos de Negócios (Business Applications).

. O que você está esperando para usar big data na Educação?

O objetivo é trabalhar em conjunto para oferecer mais ferramentas e conhecimento altamente relevantes para o mercado. A iniciativa do acordo partiu da crença de que em 2020 haverá 50 bilhões de dispositivos conectados à Internet. Segundo especialistas do MIT, até lá, o grande desafio será capitalizar essa evolução em hardware, software e dados como uma oportunidade disruptiva para o futuro das empresas.

Big Data em edtech cria novos questionamentos na educação

Em busca de decisões rápidas e assertivas, as organizações investirão em capacidades analíticas para trazer cada vez mais inteligência e insight aos seus processos. O curso de Big Data oferecerá aos alunos oportunidade única de entender como os dados podem fazer a diferença no futuro de qualquer organização.

“O MIT tem um rico histórico em educação online. Estamos ansiosos por continuar a inovar nesse espaço com colaboradores como a Ilumno. Estamos entusiasmados de trabalhar com a Ilumno para oferecer educação de alta qualidade a estudantes na América Latina”, disse a professora Daniela Rus, diretora do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT (CSAIL).

Cinthia Guedes

Cinthia Guedes

[email protected]