Khan Academy lança campeonato para incentivar Matemática nas escolas

Khanpeonato-matematica-inoveduc-destaque
Débora Thomé
Escrito por Débora Thomé

As aulas de Matemática costumam ser as mais temidas pelos estudantes. Mas a Khan Academy, organização sem fins lucrativos e parceira da Fundação Lemann, quer provar que a matéria não é nenhum bicho-de-sete-cabeças.

A instituição acaba de lançar um desafio para incentivar os alunos a estudarem mais, não só a Matemática, mas também Ciências no período de volta às aulas.

. Medo de inovar: por que professores do século 21 ainda passam por isso?

O Khanpeonato tem duração de dez semanas. O evento terá atividades e metas a serem cumpridas dentro da plataforma gratuita de aprendizado online.

O desafio tem como principal objetivo desenvolver habilidades em matemática, ciências e a mentalidade de crescimento que todos os estudantes necessitam para um ano escolar de sucesso. Todas as escolas brasileiras que utilizam a plataforma de ensino poderão participar das atividades.

Mais do que uma premiação ou ranking de melhores alunos, o Khanpeonato, na verdade, encoraja uma competição amigável. A nossa plataforma é toda gamificada, então os estudantes encaram as atividades como um jogo e aprendem enquanto estão brincando”, explicou Carina Rodrigues, gerente de Programas Educacionais da Khan Academy Brasil.

Ao fim do programa, professores e estudantes receberão certificados digitais em reconhecimento por sua persistência.

Como participar do campeonato de Matemátca e Ciências da Khan Academy

Para participar, os professores devem cadastrar seus alunos no site da Khan Academy. Ao longo do desafio, os estudantes são motivados a completar recomendações de atividade para desbloquear níveis de progresso.

O Khanpeonato é aberto a turmas do ensino fundamental e médio de todo o Brasil. As inscrições dos alunos começaram no dia 25 de fevereiro e podem ser efetuadas até 21 de abril. O programa terá início no dia 18 de março — a tempo de implementar a plataforma no momento de volta às aulas — e prossegue até 26 de maio.

. Khan Academy lança curso online gratuito de formação de professores

Os conteúdos trabalhados durante o desafio são selecionados e recomendados pelo próprio professor. O material disponível inclui vídeos, artigos e exercícios.

Uma novidade importante é que os conteúdos de Matemática e Ciências disponibilizados em português na plataforma já estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os professores ainda terão acesso a suporte e webinários para tirar dúvidas sobre o Khanpeonato durante todo o período da campanha.

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
[email protected]