Especialistas discutem Lifelong Learning durante o Ibex 2018

Letícia Santos
Escrito por Letícia Santos

No último dia 23 de outubro foi realizada a 2° edição do Fórum Ibex 2018, em São Paulo, no Rooftop 5 – Instituto Tomie Othake . O evento organizado pelo Grupo Bridge, com apoio da Epson Brasil, promoveu um debate sobre o tema “Lifelong Learning — o futuro do aprendizado e crescimento para a vida”.

Durante o fórum, participaram especialistas de diversos segmentos. Profissionais de empresas como Natura, Braskem, BP, Bosch e Bradesco marcaram presença. Assim como representantes de ONGs, universidades, escolas técnicas e federais.

Todos se reuniram para debater o Lifelong Learning. Termo que se refere a uma educação continuada, ou seja, um aprendizado que vai durar por toda a vida.

“Aprender não se restringe à sala de aula. Evoluímos ao descobrir e aprender constantemente. Desenvolver nossas habilidades socioemocionais é extremamente importante, já que nos prepara para os desafios que enfrentamos todos os dias no trabalho, nas nossas relações com outras pessoas e até mesmo com nossas próprias emoções e pensamentos”, disse Heloisa Morel, diretora do Instituto Península.

Para Heloísa os professores devem sempre ser estimulados a se desenvolver. Assim, eles poderão passar esse aprendizado para as próximas gerações. A diretora do Instituto Península reforçou, ainda, a importância de se discutir o tema em questão. “Trazer este tema para o centro do debate é fundamental para mostrar como o Lifelong Learning está presente nos mais diferentes segmentos, seja na educação, no mundo corporativo ou na vida”, complementou Heloisa.

Segundo especialista, não ter vergonha do desconhecido favorece o aprendizado

Evento reuniu palestrante de diversos segmentos (Foto: Divulgação)

Celso Braga, sócio-diretor do Grupo Bridge, também ministrou uma palestra sobre o tema central do evento. Braga convidou os participantes a refletirem o sentimento de vergonha que o ser humano tem pelo desconhecimento.

“A beleza está naquilo que não sabemos, se observarmos as crianças, notamos que as mesmas não têm barreiras no momento de compartilhar e aprender, e este, pode ser o melhor caminho para um rico aprendizado”, explicou Braga.

. Fundação Lemann lança guia para adequação de tecnologias à BNCC

No fórum foi realizado o lançamento do livro “Lifelong Learning – Aprender para a Vida“, de autoria do sócio-diretor do Grupo Bridge, Celso Braga. O livro está dividido em quatro tópicos:

  • Por que Lifelong Learning?
  • Contextualizando o Brasil
  • Aspectos pragmáticos
  • Moldando nossa Transformação

Entre as temáticas abordadas na publicação estão conceitos relacionados aos processos de aprendizagem e aprendizagem coletiva. Além disso, o autor ressalta a importância da colaboratividade. “Não sobrevivemos sozinhos, precisamos do outro para a construção e co-criação”, ressaltou.

Veja também

Letícia Santos

Letícia Santos

[email protected]