Mathema aprimora o ensino da Matemática de acordo com BNCC

Débora Thomé
Escrito por Débora Thomé

Os resultados mais recentes do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), divulgados em 2016, mostram uma queda de pontuação em Matemática. A prova é coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e acontece a cada três anos.

A última foi aplicada em 2015. Participaram 70 países e economias, entre 35 membros da OCDE e 35 parceiros, incluindo o Brasil. A área de Matemática é onde o país tem a pontuação mais baixa nas últimas cinco edições do programa. Entre os processos matemáticos, o programa mede a habilidades de formular, empregar, interpretar e avaliar problemas.

Mathema-Matemática-Pisa-inoveduc

Embora a Matemática esteja presente no dia a dia das pessoas, faltam estímulos para uma maior eficácia de seu ensino. Mas os professores da disciplina no país acabam de ganhar um forte aliado na luta pela melhoria do seu ensino. Acaba de ser lançado o Mathema Online — a primeira plataforma de formação continuada dedicada ao ensino de Matemática do Brasil.

O Grupo Mathema, que há mais de 20 anos pesquisa e desenvolve métodos pedagógicos inovadores para melhorar a qualidade do ensino da Matemática, é o responsável pelo desenvolvimento da plataforma.

Muitos professores não conseguem investir na sua própria formação por fatores geográficos ou por limitação de tempo e recursos financeiros. O Mathema Online oferece a possibilidade de atualização de qualquer lugar com acesso à internet”, explicou Maria Ignez Diniz, diretora do Mathema.

Cursos de Matemática em conformidade com a BNCC

A grande novidade é dar acesso a cursos em conformidade com as mudanças trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os assuntos tratarão de conhecimentos específicos da disciplina, didática da Matemática, gestão da aula e da aprendizagem, avaliação e planejamento.

O conteúdo do Mathema Online é destinado a professores especialistas e polivalentes. Está organizado em cursos na modalidade autoinstrucional de 10 horas. Cada um, parte de uma trilha de aprendizagem que reúne quatro cursos. Os aprovados recebem um certificado ao término de cada curso.

. Uso de gamificação eleva o desempenho dos alunos em Matemática

Entre os recursos utilizados na elaboração dos cursos estão videoaulas, animações, textos de aprofundamento, propostas de atividades para sala de aula, entre outros. Aqueles que fizerem os cursos poderão também conhecer diversas ferramentas de ensino. O que permitirá que se mantenham atualizados em relação aos novos estudos da área.

No lançamento, estão disponíveis as seguintes trilhas de formação: “A álgebra antes das letras”, “Números e Sistema de Numeração Decimal”, “Resolução de problemas para os anos iniciais” e “Resolução de problemas para os anos finais”.

‘A formação que os professores querem’

O lançamento do Mathema Online acontece três meses após a divulgação dos dados da consulta “Eu ensino Matemática: a formação continuada que quero”. A pesquisa foi realizada pelo Mathema em maio de 2018, em parceria com a Rede Conhecimento Social.

Ouviu-se a opinião de mais de 1.800 professores de todas as etapas escolares. O objetivo foi entender quais aspectos consideravam essenciais na formação e o potencial para fortalecer a aprendizagem dos estudantes.

. Professores de Matemática dizem como é a formação continuada que desejam

Os resultados mostraram, entre outros dados, que a maioria dos professores está muito interessada em uma formação que privilegie simultaneamente a forma de ensinar (métodos e recursos) e conteúdos para aperfeiçoamento e deseja conhecer formas de verificar a aprendizagem e desenhar planos de aula mais assertivos.

O Mathema já formou cerca de 40 mil professores por meio de parcerias com escolas, órgãos públicos e organizações não governamentais comprometidas com a educação no Brasil. Com o Mathema Online, a instituição pretende ajudar um número ainda maior de educadores a transformar suas aulas.

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
[email protected]