MobNex: gamificação que educa jovens para a mobilização política

Débora Thomé
Escrito por Débora Thomé

Tecnologia, redes sociais e games estão entre os principais interesses das chamadas gerações Y e Z. Por isso, a gamificação é uma ferramenta que tem sido utilizada cada vez mais pela educação para engajar e despertar a curiosidade dos jovens.

A gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos. Além dos desafios propostos, há recompensas para quem cumpre as tarefas”, disse Paulo Renato Oliveira, diretor criativo da Action Labs.

A startup paranaense está de olho nas transformações digitais desde a sua fundação, há dois anos. Trabalha com uma metodologia de modelagem de negócios, produtos e serviços inovadores. Seu mais novo produto, o MobNex, tem chamado muita atenção.

. E-book em parceria com Microsoft estimula adoção da gamificação

A plataforma colaborativa de mobilização política já está em uso em diversas campanhas pelo país. A intensa utilização do conceito de gamificação e colaboração, integrando painel de controle da campanha, aplicativo e site, é um grande diferencial para o mercado.

“O app conta com estratégias de gameficação e conecta toda a equipe de campanha. Atribui metas semanais de atuação, compartilha informação em tempo real e valoriza os mobilizadores mais ativos. Ações muito semelhantes a um jogo, em que o usuário tem tarefas e vai evoluindo o seu perfil”, explicou Oliveira.

MobNex une gamificação e combate às ‘fake news’

Segundo Paulo Renato Oliveira, um dos objetivos da gamificação no MobNex é engajar, comprometer e recompensar os usuários. “A cada tarefa cumprida, o usuário aumenta a sua pontuação e vai adquirindo novos status, como cidadão engajado e líder mobilizador, por exemplo.” Outro diferencial é ajudar a combater as fake news.

. Edify promove evento de pura inspiração para professores no RJ

Nenhum candidato está livre de protagonizar fake news que podem prejudicar suas campanhas. Plataformas como o MobNex ajudam a combater as fake news, já que as pessoas que estão engajadas ajudam a disseminar conteúdos verdadeiros logo que uma notícia falsa é detectada”, disse Paulo Renato.

. Alfabetização midiática: uma aliada para os problemas contemporâneos

A Action Labs tem mais de 40 projeos em seu portfólio. Um deles é o PoC Design, uma metodologia para a execução de provas de conceito. O objetivo é testar projetos, avaliar a viabilidade técnica. Inclusive, se os usuários desejam a solução e se estão dispostos a pagar por ela antes de colocá-la no mercado.

mobnex-fake-news-infografico-gamificacao-inoveduc

Fonte: MobNex

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
[email protected]