17ª Primavera Literária do Rio realiza game de leitura com estudantes - Inoveduc

17ª Primavera Literária do Rio realiza game de leitura com estudantes

WhatsAppFacebookShare

Primavera-literaria-2017-leitura-digital-inoveduc

Com o objetivo de promover e incentivar o hábito da leitura em crianças e adolescentes, a Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro, promove a 17° Primavera Literária. O evento começa nesta quinta, 26, e vai até o dia 29, sempre das 10 às 19h. A entrada é franca.

A ferramenta de educação gamificada Seppio, a plataforma Bibliomundi e a Liga Brasileira de Editorias (Libre) montaram dois jogos para o evento — um para os alunos do ensino fundamental e outro para o ensino médio. Os participantes que alcançarem pontuação máxima de 250 pontos concorrerão a um tablet. Os estudantes já podem começar a jogar para acumular pontos.

Cada um dos desafios que compõem a gincana tem o valor de dez pontos. Os alunos do ensino médio deverão gravar stories no Instagram lendo uma estrofe do poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves, na frente do Cais do Valongo, e lendo o poema “Mar Português”, de Fernando Pessoa, no terraço do Museu de Arte do Rio (MAR).

Já para os alunos do ensino fundamental terão dois desafio a cumprir. Um será gravar um vídeo-entrevista com uma professora sobre seu livro favorito na infância. O outro será desenhar uma jiboia que comeu o elefante de “O Pequeno Príncipe”, obra de Antoine de Saint-Exupéry.

As tarefas devem ser registradas na plataforma Seppio. Para isso, devem clicar em “login as player”; digitar os códigos: 30E5AF (para ensino médio) e 272078 (para ensino fundamental) e preencher nome e e-mail. No Instagram, o registro deve ser feito com a hashtag #primaveraliteraria. A validação dos pontos só será efetuada após o cumprimento das etapas. A Árvore de Livros, plataforma de leitura para escolas, que participou, recentemente, da palestra “Tendências Educacionais e o desafio da leitura na era digital, do InovEduc, colabora com a divulgação dos jogos nas escolas.

Download de e-books gratuitos durante o evento

A Primavera Literária de 2017 conta com a parceria da Bibliomundi, plataforma de autopublicação e distribuição de e-books. Durante todo o evento, os vistantes da Casa França-Brasil poderão baixar, gratuitamente, trechos de livros das editoras participantes.

Para fazer os downloads, os leitores terão de baixar o aplicativo de leitura Bibliomundi e fornecer um e-mail.

“O acesso será feito a partir da distribuição de rede no local. O intuito é proporcionar leitura digital para os visitantes da feira e proximidades”, disse Raphael Secchin, sócio-fundador da Bibliomundi.

Cinthia Guedes

Cinthia Guedes

cinthia.guedes@folhadirigida.com.br

Ver todas as postagens publicadas por Cinthia Guedes