3 habilidades necessárias para professores na era da IA

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade que vem transformando diversos setores e mudará radicalmente os negócios, a saúde e os transportes. É hora de considerar o impacto crescente da IA na educação. Os educadores já visualizam exemplos das mudanças que estão a caminho.

Raj Shah, gerente sênior na TakeLessons — edtech americana baseada em San Diego, Califórnia, que conecta alunos com professores de várias áreas —, fez um alerta sobre isso em um artigo para o site americano Getting Smart.

Segundo o especialista, a tecnologia de automação já foi introduzida para uma variedade de tarefas básicas de ensino.

  • A IA possibilita que ferramentas já disponíveis no mercado leiam caligrafia e corrijam exames de forma eficiente.
  • Softwares educacionais, como o IBM Watson, ensinam adaptando-se à experiência, às necessidades e ao estilo de aprendizagem de cada aluno.
  • Amy é um aplicativo com suporte de IA que tutoria aulas de Matemática.

Os professores mais modernos e otimistas certamente já estarão entusiasmados por usar esses avanços para complementar suas tarefas no ensino. Por outro lado, deve haver os preocupados que um robô o substitua nos próximos três a dez anos.

Em qualquer caso, o tempo para se preparar para essas mudanças, na opinião de Shah, é agora.

Conheça 3 habilidades que todo professor deve ter

Raj Shah é taxativo ao afirmar que é preciso praticar e afiar o que ele chama de “nossas forças humanas”. Ou seja, as fraquezas dos robôs. Isso amplia as chances de prosperar em um mundo onde a IA é onipresente — na sala de aula, no mundo do trabalho e no lar.

. Especialista defende o uso das metodologias ativas em sala de aula
. Conheça a importância das dez competências da BNCC, segundo especialistas

Ainda de acordo com o especialista da TakeLessons, é preciso buscar maneiras de usar IA para complementar os métodos de ensino.

“Aceite e abrace as mudanças que estão chegando ao nosso caminho, e fique atualizado com os avanços na tecnologia da educação”, frisou o gerente da edtech americana.

Aqui estão as três habilidades elencadas por Raj Shah que dão aos educadores uma vantagem sobre a IA para começar a aprimorar hoje.

Sempre amplie seu conjunto de habilidades

Professores precisam continuar a aprimorar as habilidades que os tornam cada vez mais valiosos para suas escolas. Habilidades essas que representam o melhor da inteligência humana e ajudarão a garantir seu papel na sala de aula. Mesmo com a ascensão da IA, conforme destacou Shah.

. Teacherpreneur: saiba como se tornar um professor empreendedor

Aprender habilidades como Libras ou codificação, que estão se tornando cada vez mais desejadas, é outro diferencial. Um dica de ouro do articulista é também se beneficiar de um curso de introdução gratuito sobre IA para entender suas vastas capacidades e potencialidades.

“Além disso, tenha em mente que o professor em forma de T não tem medo de trabalhar ou coexistir com IA. Ele ou ela é flexível com a mudança e usa a IA para sua vantagem”, disse o autor.

O segredo é nunca parar de procurar formas de tornar-se mais valioso para o seu empregador na era da IA. À medida que as tarefas demoradas são delegadas à IA, sites como Coursera, TakeLessons, Udemy e Udacity devem ser aproveitados para ampliar seu conjunto de habilidades.