5 apps que todo candidato ao Enem deve ter no smartphone

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando! E nas semanas que antecedem a aplicação dos exames, algumas ferramentas podem se tornar aliadas de alunos e professores. Isso porque a construção da base de conhecimento, atualmente, se dá de maneira colaborativa. Graças às tecnologias.

O exame acontecerá, pela primeira vez, em dois fins de semana consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. A redação será aplicada no primeiro dia. Alguns aplicativos podem ser essenciais para os candidatos que estão acelerando sua preparação para as provas.

apps-enem-inoveduc

“Nesta reta final é fundamental, pois os apps com conteúdos, simulados e exercícios, com boa navegação, oferecem praticidade na busca por um conteúdo específico. Apps de controle de rotina e produtividade também ajudam o estudante a criar calendários, cronogramas de atividades, e a organizar bem seus esforços, sempre de maneira saudável, para que ele não perca o foco”, disse Bruno Werneck, consultor do Quero Bolsa e professor do cursinho online Kuadro.

Professores podem ajudar a escolher os apps

De acordo com Werneck, o candidato que pretende alcançar uma boa nota no Enem precisa ficar atento a alguns critérios na hora de escolher um app de conteúdo. “O primeiro é a reputação de quem fez o app, se é uma instituição bem avaliada. Verificar depoimentos e/ou histórias de aprovações de pessoas que utilizaram aquele app ou produto também dá respaldo para a escolha.”

Mas é muito importante que o aluno entenda que é preciso haver acompanhamento. Dentro do próprio app ou externamente, com um professor. Werneck orienta os professores a, nesse caso, atuarem como conselheiros — alguém que valide as escolhas do aluno e ajude a decidir onde e o que estudar.

“Geralmente, por mais disciplinado que seja um aluno ele sempre vai precisar de apoio. É recomendado que uma pessoa mais experiente nos concursos possa ajudá-lo a selecionar o conteúdo que precisa consumir e direcionar o estudo de acordo com as suas deficiências”, resumiu o consultor e professor.

Qual o app você mais usa para o Enem?

A pouco menos de um mês para a prova, selecionamos cinco apps essenciais nesta reta final de preparação. Desde dicas para organizar os estudos até acesso a videoaulas e verificação de bolsas de estudos disponíveis em instituições privadas. Tudo pode estar dentro do seu bolso.

Confira os apps selecionados e vote naquele que você considera o mais importante neste momento que antecede a aplicação do Enem: