Aplicativo com realidade aumentada para crianças em idade de alfabetização

App com realidade aumentada para crianças em idade de alfabetização

WhatsAppFacebookShare

4Dmais Inoveduc aplicativo Foto1

Atualmente, é comum ver crianças de 3 ou 4 anos de idade utilizando aparelhos eletrônicos como tablets e smartphones para brincar com aplicativos ou assistir a desenhos. O app 4Dmais Reino Animal, da Startup 4Dmais, foi desenvolvido justamente para atender esse público infantil que gosta de usar tais aparelhos, mas está em processo de alfabetização.

“Iniciamos esse projeto como algo que pudesse agregar dentro da sala de aula para atingir essas crianças na fase de alfabetização, mas também não elimina crianças um pouco menores que querem utilizar tablets e celulares”, explicou Kedma Tolentino, representante da startup.

Kedma disse que o principal objetivo ao criar o aplicativo foi massificar a tecnologia de forma que pudesse atingir todas as classes sociais.

“Desenvolvemos um produto que fosse financeiramente acessível e que pudesse também atingir pessoas desde grandes centros, onde a internet é mais fácil e rápida, até locais mais remotos.”

O aplicativo, que foi oficialmente lançado durante a Bett Educar 2017, em São Paulo, conta com um recurso de realidade aumentada e está disponível na Apple Store e na Play Store.

Aplicativo gratuito está disponível na Apple Store e Play Store

4DMais Inoveduc aplicativo destaqueJunto com o app, é utilizado o Alfabeto 4Dmais Reino Animal, que contém 23 cartas. Cada uma vem com a imagem e o nome de um animal na frente, e no verso, algumas formas da escrita da letra que dá início ao nome do animal em questão.

“As cartas por si só podem ser utilizadas para brincar, formar palavras e utilizando o app você efetivamente faz a realidade aumentada acontecer, ou seja, através do visor do smartphone ou tablet, você entra no aplicativo, direciona a câmera pra carta e a imagem surge na tela em 3D”, explicou.

Além disso, no aplicativo é possível escutar o som de cada animal, a narração da palavra, e no verso da carta, a narração de cada letra.

O aplicativo é gratuito. O conjunto de cartas custa R$35,90, mas as escolas que pretendem usar podem negociar o valor.

Kedma comentou que para o aplicativo ficar ainda mais atraente para as crianças, foram inseridas algumas funcionalidades para que tudo se pareça com uma brincadeira.

“Eles podem, por exemplo, tirar foto com o animal e compartilhar isso nas redes sociais.”

4DMais pode ser usado em sala de aula ou individualmente

O aplicativo pode ser usado em casa, individualmente, ou em sala de aula, com a orientação dos professores.

“Esse produto terá continuidade em um livro que nós já estamos fazendo, onde algumas páginas interagem com as cartas de alguns animais desse alfabeto. E é um material mais completo para a escola.”

A representante da startup 4Dmais destacou que a tecnologia pode contribuir para o processo de aprendizagem das crianças.

“Hoje em dia, as crianças necessitam de mais movimento, então você pode levar isso para a sala de aula e desenvolver algumas atividades que façam elas saírem do lugar e realizar atividades individuais e em grupo.”

Kedma ressalta que o feedback dos pais, educadores e das próprias crianças têm sido muito positivo.

“As crianças gostam gostam de estar conectadas no sentido de usar esses equipamentos, então acredito que isso venha a agregar. É uma forma de sair um pouco do tradicional,mas aprendendo alguma coisa útil, não são jogos de guerra e coisas desse tipo, são informações que podem contribuir para o aprendizado dela.”

Letícia Santos

Letícia Santos

leticia.santos@folhadirigida.com.br

Ver todas as postagens publicadas por Letícia Santos