Plataforma de aprendizagem em vídeo da Instructure chega ao Brasil

Recursos interativos, como vídeos, podem se tornar ferramentas eficazes para melhorar o engajamento dos alunos com as disciplinas. De olho nessa tendência, a Instructure, empresa responsável pelo sistema Canvas LMS lançou no mercado brasileiro a plataforma de vídeo ARC.

A plataforma apresenta funcionalidades diferenciadas e que permitem a entrega de um conteúdo mais interativo e personalizado. Alunos e professores podem, por exemplo, fazer comentários que aparecem diretamente na tela do vídeo durante a transmissão do conteúdo.

Professor edita conteúdo de acordo com as preferências dos alunos

“O aluno não precisa baixar para ver, ou ir para outro fórum. No próprio vídeo ele vê os comentários dos professores e bate papo com outros alunos”, explicou Lars.

Além disso, os professores têm a oportunidade de avaliar a performance do vídeo publicado e identificar quantos e quais alunos assistiram todo o conteúdo. Assim, esses professores conseguem obter informações para melhorar suas criações de conteúdo em vídeo.

Através da plataforma, os professores podem avaliar o desempenho dos vídeos publicados (Foto: Divulgação)

Lars destacou que um erro comum na hora de gravar é filmar uma aula completa e entregar um vídeo de uma hora. “Isso não faz sentido. O vídeo surge como uma solução muito inteligente para fazer entrega numa linguagem que é mais amigável e mais fácil.”

Alguns clientes da Intruscture — entre eles a Fundação Lemann — já estão pedindo que a ARC seja adicionada ao Canvas LMS, sistema de gestão de aprendizagem online da empresa. Um dos pontos elogiado pelos usários é a organização da plataforma.

“Os vídeos não ficam espalhados em vários lugares, ficam todos concentrados na biblioteca do ARC”, destacou Lars.

. Diretor do Canvas detalha parceria com Fundação Lemann
. App Insight-Creative Canvas facilita criação de videoaulas

Para o diretor da Instructure, os vídeos online, por si só, já são uma ferramenta que colabora para o processo de aprendizagem. No entanto, a oportunidade de entregar aos estudantes um conteúdo totalmente alinhado ao que ele busca torna essa experiência ainda mais satisfatória.

“Nós estamos otimistas. Existe uma carência de plataformas de vídeo que foram desenhadas pensando no ambiente educacional. Nosso objetivo é, realmente, pensar nesse setor. Além disso, a reação dos primeiros clientes tem sido muito positiva.”