BeeNoculus é realidade virtual voltada a atividades imersivas

WhatsAppFacebookShare

Realidade virtual, aumentada e vídeos 360° são recursos cada vez mais explorados na educação. A empresa de tecnologia BeeNoculus trabalha, não só no desenvolvimento de dispositivos que possibilitam a imersão no mundo virtual, como também com metodologias de ensino.

Rawlinson explicou que a BeeNoculus faz parcerias com empresas e escolas para desenvolver conteúdos interativos utilizando recursos audiovisuais e computação gráfica. “Os professores participam do desenvolvimento e da construção dessas atividades porque a parte pedagógica tem que estar inserida no processo”, destacou.

Startup VR Monkey cria conteúdos educativos com realidade virtual

Neurociência indica relação entre as emoções e o aprendizado

O diretor de marketing disse, ainda, que para desenvolver as atividades a BeeNoculus baseia-se muito nos estudos da neurociência. “Nós estudamos as essências cognitivas, e elas são as responsáveis pelo que falamos.”

As mais recentes descobertas da neurociência apontam que existe uma relação entre as emoções do indivíduo e o aprendizado. Sendo assim, o processo de aprendizagem depende de três fatores para acontecer: interesse, significado e vínculos emocionais.

Por isso, as atividades propostas pela BeeNoculus proporcionam aos usuários uma experiência diferenciada.

A proposta das atividades é estimular uma participação mais ativa dos usuários (Foto: Divulgação)

“Nós desenvolvemos atividades que têm a capacidade de telestransportar alunos e profissionais de dentro da sala de aula para outros lugares. Assim, ele pode fazer uma imersão em uma cena onde terá uma experiência próxima à realidade”, explicou o diretor.

Para a elaboração dos conteúdos, são utilizadas, ainda, as metodologias ativas. O objetivo é fazer com que o usuário esteja imerso e ativo dentro da atividade proposta e, assim, retenha mais conhecimento. Recursos de realidade virtual e aumentada são inseridos dentro dessas atividades porque colaboram com o processo de imersão.

O que são metodologias ativas de ensino?

BeeNoculus faz parcerias para desenvolver atividades imersivas

Empresa formula cursos de capacitação técnica e profissional para empresas (Foto: Divulgação)

Colégios como o Poliedro e o Colégio Sesi Internacional de Curitiba já mantém uma parceria com a empresa. Além deles, algumas empresas usam os serviços da BeeNoculus para oferecer capacitação técnica e profissional aos seus funcionários. Os custos para esses serviços variam de acordo com a necessidade de cada instituição.

Os jornais Estadão e Folha de São Paulo também fecharam uma parceria com a empresa. Ambos oferecem um aplicativo de realidade virtual (Estadão Realidade Virtual e Folha de 360°). Os apps são gratuitos e estão disponíveis na Apple Store e no Google Play.

. Aplicativo usa realidade virtual para facilitar interdisciplinaridade

Rawlinson aproveitou para enfatizar a importância das tecnologias para o processo de ensino-aprendizagem.

“O mundo mudou, as transformações chegaram e não podemos ver a tecnologia como um mal. Ela assume uma face negativa se for utilizada de forma inapropriada. Sabemos que as pessoas usam tecnologia o tempo todo, que ela está nas nossas relações sociais e permeia todo o nosso ambiente, mas na escola dizemos que a tecnologia não pode entrar. Então tem alguma coisa errada.”

Letícia Santos

Letícia Santos

leticia.santos@folhadirigida.com.br

Ver todas as postagens publicadas por Letícia Santos