Campus Party levará o mundo da inovação em tecnologia para Brasilia - Inoveduc

Campus Party levará o mundo da inovação em tecnologia para Brasilia

WhatsAppFacebookShare

Campus Party Palco InoveducAcontecerá, dentro de menos de um mês, na capital federal, a maior experiência tecnológica do mundo. A primeira Campus Party Brasília em sua versão completa, a #CPBSB, reunirá jovens geeks em um festival de inovação, ciências, empreendedorismo, criatividade e universo digital entre os dias 14 e 18 de junho.

São esperados mais de 4 mil campuseiros circulando pelo Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Dentro da programação, diversas palestras e atrações sobre temas vigentes e contemporâneos na Arena, a área paga que contará com quatro palcos — “Principal”, “Criatividade e Entretenimento”, “Inovação” e “Ciências”.

“Neste evento, em Brasília, vamos debater e apresentar ações e modelos de desenvolvimento urbano e social que têm como base a tecnologia. As transformações das cidades em cidades inteligentes, a revolução que a Internet das Coisas está provocando no nosso dia a dia e a importância do big data na relação da administração pública com os cidadão são exemplos de temáticas que estarão presentes na Campus Brasília”, resumiu Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

Arena dos campuseiros da #CPBSB já esgotou ingressos

Campus Party Brasil Inoveduc
O camping da versão paulista

A Campus Party chega em Brasília por uma iniciativa conjunta da Astepas (Associação Brasileira de Startups e Empreendedores Digitais), do presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Joe Valle, e do secretário-adjunto de Trabalho do DF, Thiago Jarjour.

“No ano passado, realizamos uma edição de degustação, a Campus Day, que foi sucesso de público e ajudou a começarmos a venda de ingressos acima das expectativas. Já estamos com sold out de ingressos com camping individual”, disse Tonico Novaes, diretor-geral da Campus Party Brasil.

Além da Arena dos campuseiros — onde acontecerão os workshops, hackathons, jogos no Freeplay e onde estarão instaladas as bancadas com internet de altíssima velocidade —, a #CPBSB ainda terá uma parte aberta ao público e gratuita.

São esperados 40 mil visitantes na área Open, onde estarão as atrações do Campus Future — espaço destinado aos estudantes universitários darem visibilidade aos seus projetos acadêmicos voltados à tecnologia e inovação.

A área Startups & Makers, destinada para dar visibilidade e capacitação aos empreendedores, também será levada a Brasília. Além das startups, o espaço ainda terá simuladores diversos, um espaço para makers e uma competição de drones.

Espaço Starups & Makers reunirá 50 startups na #CPBSB

Tonico Novaes

Foram selecionadas 50 startups, divididas em duas categorias — 25 em estágio embrionário e 25 em nível mais avançado —, para a edição brasiliense do programa Startup & Makers, que ocorrerá dentro da Campus Party Brasília.

“No programa Startups & Makers, os empreendedores terão a oportunidade de expor seu negócio, fazer networking, conhecer potenciais investidores, receber mentoria de profissionais experientes e gabaritados e, quem sabe, em pouco tempo transformar aquela ideia em um grande negócio”, explicou Novaes.

O projeto já ajudou mais de mil empresas embrionárias no país. Para a #CPBSB, selecionou 25 startups em Growth Stage — ou seja, empresas em estágio mais avançado, com uma equipe robusta e desenvolvida, produtos lançados no mercado, com ou sem investimento e que já tenham faturamento — e outras 25 em Early Stage, que são projetos pouco avançados, com equipes bem definidas, primeiros protótipos criados e ainda testados que não receberam investimento.

“Anualmente a área de Startups Makers tem conquistado uma representatividade maior na Campus Party. Dezenas de empresas que surgiram de forma até despretensiosa no evento se tornaram sucesso em suas áreas de atuação. Nosso objetivo com a área é dar apoio e visibilidade a projetos inovadores”, complementou Farruggia.

Confira alguns dos palestrantes principais já confirmados

Ricardo Cappra Campus Party BSB Inoveduc
Ricardo Cappra

Com mais de 17 anos de experiência guiando profissionais e suas organizações, Matthew F. Reyes é consultor estabelecido no Vale do Silício, empreendedor e entusiasta da tecnologia. O ex-consultor estratégico para o escritório do chefe de tecnologia da NASA virá à Campus Party Brasília para apresentar o tema “Exploração DIY na Terra, no Espaço e Além”.

Outro nome confirmado na #CPBSB é Ricardo Cappra, cientista de dados que ajuda a resolver problemas complexos por meio de inteligência analítica. Sua palestra terá como tema “A era dos algoritmos: como filtros invisíveis da internet estão transformando a sociedade, governos e países”.

Cappra é especialista em encontrar formas de hackear negócios e o comportamento humano por meio da Ciência de Dados e, quando possível, transforma esses estudos em produtos e negócios. No seu currículo, acu,ula participação em importantes projetos para Barack Obama, Microsoft, Globo, Petrobras, Coca-Cola, Americanas, entre outras.

O artista multimídia, criador de show de drones, pesquisador e expert em design de interação humano-computador Horst Hörtner, também já carimbou passaporte para a Campus Party. Desde 2013 lecionando como professor associado da Universidade de Newcastle, na Austrália, Hörtner é co-fundador do grupo de arte multimídia austríaco X-Space, e também membro fundador do Ars Electrônica Futurelab, criado em 1996.

Criador do movimento software livre, em 1983, Richard Stallman é um aclamado programador e hacker e estará na #CPBSB. Stallman, que faz parte do “Hall da Fama da Internet”, tem dedicado a maior parte de seu tempo À defesa do software livre e à luta contra a patente de softwares e a expansão da lei de copyright.

Entre os vários e importantes prêmios que já recebeu ao longo da carreira, estão doutorados honoris causa, o ACM Grace Hopper Award, ACM Software and Systems Award, MacArthur Foundation Fellowship, Electronic Frontier Foundation’s Pioneer Award e Takeda Award para Social/Economic Betterment.

SERVIÇO:
Campus Party Brasília
De 14 a 18 de junho de 2017
Tema: Países Inteligentes
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília-DF
brasil.campus-party-org/brasilia
Ingressos: o último lote de ingressos para a Campus Party Brasília, bem como as entradas de camping (individual e duplo) estão esgotadas. Entretanto, a área Open que é gratuita, ficará aberta aos visitantes até o fim do evento
Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
debora.thome@folhadirigida.com.br

Ver todas as postagens publicadas por Débora Thomé