Cieb já levanta os dados para o Guia Edutec 2017

Cieb já levanta os dados para o Guia Edutec 2017

WhatsAppFacebookShare

Adotar o uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula na rede pública de ensino ainda é um desafio. No início do próximo ano, o Cieb (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) divulgará uma nova edição do Guia Edutec.

O objetivo é avaliar quais são os principais desafios para a adoção de tecnologia no sistema público de ensino.

Serão usadas como base desse relatório as informações obtidas na pesquisa que está disponível para diretores da rede municipal de ensino desde julho deste ano. O recomendado é que dois professores auxiliem no momento de responder a pesquisa.

Em 2016, cerca de 15 mil escolas da rede estadual responderam ao questionário. Neste ano, o objetivo da pesquisa é atingir ao menos 50 redes municipais.

Entretanto, segundo Mairum Andrade, gerente de projetos do Cieb, o número de escolas avaliadas deverá ser bem menor do que o do ano passado. A diferença ocorrerá por conta do tamanho das redes municipais e estaduais.

Infraestrutura e habilidades são os maiores problemas

Elementos eixos e modelos - Cieb IinoveducO relatório se baseia na teoria conceitual das quatro dimensões (visão, competências, conteúdos e recursos digitais, infraestrutura). Esta teoria foi desenvolvida pela organização pública holandesa Kennisnet.

“É importante destacar que o Guia Edutec não é apenas uma pesquisa. É uma ferramenta de diagnóstico e dentro de um processo maior de planejamento”, ressaltou Marium.

Segundo a pesquisa, a infraestrutura de TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) e a competência de educadores e gestores para o uso dessas tecnologias direcionadas à aprendizagem são as maiores deficiências encontradas atualmente nas escolas avaliadas.

Questões ligadas a infraestrutura estão entre os principais motivos que dificultam a incorporação de tecnologias no ensino e também figuram entre as cinco maiores barreiras para o crescimento do mercado de edtech.

Conheça os conceitos analisados pelas quatro dimensões estabelecidas pelo Cieb e relembre alguns dos dados apurados na pesquisa mais recente.

As quatro dimensões do Guia Edutec

Letícia Santos

Letícia Santos

leticia.santos@folhadirigida.com.br

Ver todas as postagens publicadas por Letícia Santos