Congresso Rio de Educação abre com debate sobre tecnologia

Nos dias 29 e 30 de setembro, será realizado o 11° Congresso Rio de Educação no Hotel Windsor Guanabara, na Barra da Tijuca. O evento é uma realização do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro (Sinepe Rio).

Segundo informações da assessoria do Sinepe, foram recebidas 750 inscrições, mas haverá a possibilidade de formalizar participação nos dias do evento.

No primeiro dia, temas relacionados a tecnologia e educação farão parte do debate. “Não podemos andar na contramão de uma sociedade tecnológica. Nossos alunos estão conectados 24 horas e achamos pertinente levar esse tema para o primeiro dia do congresso”, destacou Marina.

Uso de tecnologia em sala de aula será um dos temas debatidos

A diretora de eventos enfatizou que a utilização de tecnologia em sala de aula leva a outros questionamentos. Um deles é o papel do professor diante das mudanças que estão acontecendo na área educacional.

“Mesmo sabendo que a tecnologia pode facilitar, em alguns momentos, a transmissão de conhecimentos, não podemos deixar de valorizar a presença do professor em sala de aula.”

A reforma do ensino médio e a nova Base Nacional Comum Curricular também são assuntos pautados para debate. “O evento também pretende trazer novos nomes para podermos discutir os rumos da educação”, completou a diretora.

Este ano, o congresso conta com algumas novidades, como o aplicativo Sinepe, onde os participantes poderão consultar horários de palestras, dicas de como chegar ao evento. Além disso, será possível acessar informações sobre inscrição e conteúdo das palestras.