Saiba como foi o curso de ‘Jornalismo e Mídias Digitais’ do InovEduc

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Será que você é daquele tipo de pessoa superantenada com as tendências dos meios de comunicação, sobretudo como as novas mídias têm influenciado a escrita? No último dia 1° de abril, o InovEduc realizou, em parceria com M2br Academy, o curso “Jornalismo e Mídias Digitais – Prepare-se para os novos tempos do jornalismo”, no auditório da FOLHA DIRIGIDA.

O principal objetivo do evento foi ajudar os participantes a entender as mudanças no universo do marketing digital e a tendência webwriting que, juntos e bem executados, dão origem a conteúdos relevantes, despertando a atenção dos leitores.

O curso foi realizado das 9 às 18h, e contou com a presença do CEO do grupo M2br, Ricardo Marsili, e de Pablo Nacer, jornalista e consultor para séries de televisão e agência da ONU.

Sob o comando de Ricardo, durante toda a manhã as conversas foram divididas pelos seguintes módulos: introdução ao marketing digital e cases SEO – otimização para o Google.

O CEO iniciou sua participação comentando sobre as diferenças entre o marketing digital e o tradicional, que apesar de se complementarem são negócios distintos.

Curso foi realizado no dia 1° de abril

“Para começar a se atualizar com o meio digital, você precisa saber o mínimo de marketing digital”, recomendou.

Além de falar sobre o conceito digital, no primeiro módulo, Ricardo comentou sobre os números do consumo de mídia em meios digitais, modelos de negócios para o conteúdo digital e tendências para o mercade de 2017.

Somente conhecer as estratégias do marketing digital não são garantias de que você está produzindo um bom conteúdo para a web. É preciso conhecer o seu público-alvo, aqueles que consomem o seu material.

A pergunta de um milhão de dólares é a seguinte: será que você tem feito o caminho certo para que o conteúdo chegue até o seu potencial consumidor?

Seja por site de relacionamentos, por aplicativos, ou até mesmo pelo site da marca, tudo o que é produzido para esses meios, tem como finalidade alcançar o seu público final.

Para isso, Ricardo disse que é preciso identificar o seu usuário em seus diferentes perfis de redes sociais.

Ricardo Marsili também apresentou aos participantes as diferenças entre visitações diárias e visitações únicas nos sites. A primeira refere-se a uma sessão iniciada por um vistante que, após um determinado tempo, fecha o navegador, encerrando, assim, sua navegação, mesmo que volte a abrir o site depois.

Já visitações únicas estão relacionadas a uma página visualizada em uma sessão, independentemente de quantas vezes ela foi carregada, sem encerrar a navegação.

No segundo bate-papo, Ricardo propôs um desafio. Divididos em grupos, os participantes desenvolveram uma atividade para praticar o que aprenderem no evento.

Após a pausa para o almoço, foi a vez de Pablo Nacer assumir o microfone para comandar os dois últimos módulos do curso: webwriting e mídias sociais. Pablo iniciou falando sobre as diferenças entre escrever para “off” e “on”.

O jornalista enfatizou que a escrita para a web precisa ser concisa, ou seja, ir direto ao ponto. Além disso, os conteúdos devem ser pensados primeiro para o mobile, pois o consumo das informações se dá, principalmente, por meio dessas plataformas.

‘Não dá para não pensar em mobile first’

No início do módulo quatro, Pablo apresentou dados de 2016 da Smart Insights. De acordo com a pesquisa, quase 50% da população mundial é usuária da internet e 2,3 bilhões usam as mídias sociais regularmente.

“As redes sociais têm grande participação de público e são responsáveis por aumentar o reconhecimento da marca, gerar tráfego para o wesite, construir comunidade e fortalecer a presença online”, afirmou.

Pablo também frisou a importância da segmentação de conteúdo, pois hoje em dia as pessoas buscam o que elas têm interesse, em vez de aceitar tudo que é publicado.

Por fim, Pablo listou as opções para começar a elaboração de conteúdos: pesquisa e planejamento, construção de ‘brand persona’ e definição de tipo, linguagem, tom e identidade visual no ambiente digital.

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
debora.thome@folhadirigida.com.br

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