Desafio premia professores que promovem inovação em sala de aula

WhatsAppFacebookShare

Com o objetivo de reconhecer e destacar educadores que promovem transformação nos modelos tradicionais de ensino e aprendizagem, o Porvir e o Instituto Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) lançaram o Desafio Diário de Inovações 2017 – Como Inovar na Sala de Aula.

O Desafio é uma forma de reconhecer esses profissionais e ainda inspirar outros educadores a inovarem nas salas de aula.

Para participar, o professor precisa preencher cadastro até o dia 20. No formulário de inscrição, o educador deve relatar, com detalhamento, a prática pedagógica utilizada para que outros professores possam replicá-la.

Os textos que atenderem aos critérios previstos no regulamento serão publicados em um e-book. O lançamento está marcado para o dia 15 de outubro, Dia do Professor. O arquivo ficará disponível para download no site do Porvir.

Troca de experiência com professores de todo o Brasil

Os autores dos seis relatos destaques realizarão um tour por experiências inovadoras em educação, em São Paulo. Lá, terão a oportunidade de conhecer outras práticas pedagógicas inovadores. O encontro acontecerá entre 1 e 3 de outubro, na capital paulista.

Para aqueles que residem fora da cidade, todas as despesas de viagem e hospedagem serão custeadas pela organização do evento.

Seleção abrange educadores de todas as etapas de ensino

A escolha das iniciativas será feita por um júri de educadores e especialistas em educação selecionado pela organização do evento. Serão avaliados a mudança no papel do professor e o incentivo à autonomia do aluno para a construção do conhecimento, entre outros.

Cada segmento terá um professor representante. São eles:  Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Educação Fundamental II, Ensino Médio, EJA e Ensino Superior.

Caso a experiência destaque tenha sido protagonizada por mais de um professor, apenas um representante da equipe poderá participar do tour em São Paulo.

Com o mesmo objetivo, o Prêmio Professores do Brasil chega à sua 10º edição em 2017. A proposta é valorizar o papel dos professores e reconhecer o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e bem sucedidas. O prêmio é uma realização do Ministério da Educação (MEC) com instituições parceiras, como o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb).

Cinthia Guedes

Cinthia Guedes

cinthia.guedes@folhadirigida.com.br

Ver todas as postagens publicadas por Cinthia Guedes