Educação 360: tecnologia gera engajamento do aluno

WhatsAppFacebookShare
especialistas falam sobre práticas pedagógicas e uso de tecnologia, no Educação 360
Primeira palestra do Encontro Educação 360 aborda tecnologia e práticas pedagógicas (foto: Cinthia Guedes)

O impacto das tecnologias no campo educacional é o principal eixo da programação do Encontro Internacional Educação 360 Tecnologia, que acontece nesta segunda, dia 7, no Rio. Ao longo do dia, especialistas discutem desdobramentos das inovações nas áreas pedagógicas, de gestão e de infraestrutura.

Na primeira conferência do dia, os debates são relacionados ao impacto das inovações tecnológicas nas práticas pedagógicas. Diretora do portal Porvir, voltado para inovação e educação, Tatiana Klix ressaltou que os estudantes também podem e devem ser considerados e consultados quando se fala no uso de inovações para o ensino.

“Falamos que a escola é para os alunos, mas não os ouvimos. Eles querem participar e têm vontade de ser ouvidos”, ressaltou a especialista, que participa da mesa sobre práticas pedagógicas ao lado da coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Regina Celia Fortuna Gavassa, e da Gerente de Projetos da Fundação Telefônica Vivo, no Brasil, Mila Gonçalves.

Tatiana Klix também defendeu um formato de ensino que proporcione maior protagonismo ao aluno, inclusive, com mais espaço para aprendizado na prática. “O estudante tem a necessidade de colocar a mão na massa”, disse a editora, que também defendeu a necessidade de que os jovens conheçam os novos conceitos e estejam a par das competências do século XXI.

Educação 360 terá palestra magna com Marc Prensky

A segunda mesa de conferências do dia será sobre os desafios do uso da tecnologia na educação relacionados à infraestrutura. Participarão Eziquiel Menta, especialista em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Marcio Guerra Amorim; gerente Executivo da Universidade Corporativa Sesi e Senai – Unindústria; e Sérgio Branco, cofundador e diretor do ITS Rio.

Na parte da tarde, a primeira mesa de debates será focada no uso das tecnologias para gerar eficiência na gestão educacional. Participam Alex Pinheiro, sócio e Diretor Digital do Grupo Somos Educação/pH; Carmem Prata, Coordenadora do Programa Sedu Digital, do Governo do Espírito Santo; E Lúcia Dellagnelo, diretora do Centro de Inovação para Educação Brasileira (Cieb).

Às 15h35, acontece a palestra magna do Educação 360, voltado para tecnologia. Será com o escritor americano Marc Prensky, mais conhecido como o inventor e disseminador dos termos “Nativo Digital” e “imigrante digital.”

A última mesa de debates do dia será dedicada aos recursos digitais de aprendizagem. Um dos participantes é Rodrigo Pimentel, head do Google for Education para a América Latina. Também estarão no debate André Bello, professor do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (COPPE UFRJ); e Maria Slemenson, Gestora de projetos educacionais no Instituto Natura.

O Encontro Internacional Educação 360 Tecnologia é promovido em parceria pelos jornais O Globo e Extra.

Cinthia Guedes

Cinthia Guedes

cinthia.guedes@folhadirigida.com.br

Ver todas as postagens publicadas por Cinthia Guedes