Escola Digital categoriza conteúdos de aprendizagem disponíveis na internet

WhatsAppFacebookShare

A tecnologia vem sendo reconhecida cada vez mais como uma forte aliada do processo educacional. Apesar disso, ainda é um desafio para muitas instituições integrar recursos tecnológicos nas aulas de forma eficaz. A plataforma Escola Digital pretende facilitar o acesso e o uso de objetos digitais de aprendizagem em sala de aula.

A iniciativa do Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo conta com apoio da Fundação Lemman e parceria técnica da Fundação Vanzolini.

Na plataforma, integrantes da comunidade escolar acessam, de forma prática, conteúdos digitais confiáveis (Foto: Divulgação)

A primeira versão da Escola Digital surgiu em dezembro de 2013. Na ocasião, desenvolvedores do projeto perceberam a quantidade de informações e conteúdos disponíveis na internet de forma desorganizada e sem qualidade atestada.

Os conteúdos disponibilizados na plataforma são analisados, selecionados e categorizados por uma equipe de especialistas de todas as áreas do conhecimento antes de serem sugeridos aos usuários.

. Coordenador do Colabore defende a cocriação em inovações educacionais 

Escola Digital estimula a participação de toda comunidade escolar

(Foto: Divulgação)

“Em 2013, quando lançada a plataforma do Escola Digital, havia cerca de 1.600 recursos digitais curados com o apoio da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Hoje, disponibilizamos mais de 20 mil desses recursos, tudo graças às parcerias com 21 secretarias de educação que participam da rede Escola Digital de forma atuante e comprometida com o aperfeiçoamento da plataforma”, destacou Americo.

A plataforma é gratuita. Reúne diversos conteúdos, como vídeos, games, animações, videoaulas, infográficos, mapas, entre outros. Os usuários cadastrados podem organizar, comentar e favoritar seus conteúdos preferidos.

A Escola Digital é aberta para uso de toda a comunidade escolar — pais, professores, gestores educacionais e estudantes. No caso dos professores, a Escola Digital auxilia na preparação de uma aula mais dinâmica e atrativa para os estudantes. É possível encontrar na plataforma recursos digitais selecionados na internet que se relacionam com os conteúdos escolares.

Plataforma oferece curso gratuito para formação de professores e gestores educacionais

“A Escola Digital entrega ao educador muito mais que objetos digitais de aprendizagem. Com a plataforma, pode preparar planos de aulas, criar recursos digitais e até formar grupos de estudantes para facilitar as tarefas. E estamos sempre buscando evoluir para trazer cada vez mais facilidades para o educador”, ressaltou Americo.

Gestores escolares podem usar os conteúdos disponíveis para aprimorar suas próprias formações, e também a de seus professores. Como no caso dos cursos “Tecnologia e currículo” e “Gestor”, que estão disponíveis gratuitamente na plataforma. Os alunos, por sua vez, têm oportunidade de acessar os conteúdos e estudar com autonomia, respeitando seu tempo, suas dificuldades e formas de aprender.

. Projeto Inova Escola estimula educação disruptiva no Brasil

Americo aproveitou para anunciar uma novidade para 2018. “No próximo ano, lançaremos um curso a distância só para curadores da plataforma. Esse grupo tem contribuído tanto para a validação do conteúdo quanto na indicação dos curadores por estado.”