Plataforma de leitura realiza festival de curtas para estudantes

WhatsAppFacebookShare
Árvore de Livros Bett Educar InovEduc
João Leal na Bett Educar 2017 (Foto: Eric Ribeiro)

Imagine seus alunos produzirem um filme que vai passar no cinema. Isso será possível graças ao 1º Festival de Curtas da Árvore, projeto dedicado às turmas de de 8º e 9º anos do ensino fundamental realizado pela plataforma Árvore de Livros.

A missão da Árvore de Livros é transformar estudantes em leitores. Para estimular jovens de todo o Brasil a se apaixonarem pelo universo da literatura, plataforma de incentivo ao hábito da leitura digital de eBooks propõe agora um diálogo com o cinema.

As inscrições para ingressar no festival ficam abertas até 21 de maio. As participações devem ser efetuadas por meio de um formulário online. É importante ler o regulamento completo para ingressar no concurso cultural e não perder prazos e etapas.

“Alunos e professores que acessarem a plataforma poderão escolher de um acervo com 20 livros digitais para produzir um curta, uma cena, o que decidirem. Os participantes contarão com sugestões de atividades de produção de vídeos, criação de roteiro, técnicas de fotografia e contextualização literária durante todo o período do festival”, frisou o fundador da Árvore de Livros, João Leal.

Como acontecerá o 1º Festival de Curtas da Árvore

A participação é totalmente gratuita para as escolas já participantes da plataforma. Instituições que ainda não estejam engajadas em projetos da Árvore de Livros poderão participar seguindo as orientações que estão dispostas no regulamento do festival.

O trabalho final será a produção de um curta-metragem de até 5 minutos, inspirado em um dos livros disponíveis na plataforma e selecionado pelos alunos. Um rol de 20 títulos foram selecionados especialmente para o festival.

O júri do festival será composto pelo ator Wagner Moura e pela escritora Bárbara Morais, sucesso entre os adolescentes. O resultado final está previsto para o dia 30 de junho.

O festival premiará um aluno em cada uma das cinco primeiras categorias listadas no evento, sendo que a categoria “Melhor Produção” é destinada ao professor orientador mais engajado.

  • Melhor filme
  • Melhor ator
  • Melhor atriz
  • Melhor roteiro
  • Melhor direção
  • Melhor produção

Também haverá uma sessão exclusiva de cinema para a equipe vencedora da categoria “Melhor filme” e seus convidados em uma sala da rede de cinemas UCI, parceira do projeto, com exibição do filme vencedor e do que estiver em cartaz.

A escola da equipe vencedora de “Melhor filme” também receberá um troféu.

“É um projeto criado especialmente para a garotada que já nasceu na era digital. Adolescentes que adoram novidades mas, muitas vezes não se sentem estimulados pelos métodos tradicionais. Pos isso, fomos buscar esse modelo que porpõe uso do audiovisual; esudantes nessa faixa etária passam muito tempo no YouTube e nas redes sociais. É uma liguagem que eles conhecem”, disse João.

Conte para a Árvore: ‘Qual livro marcou a sua vida?’

Nossa equipe de reportagem também encontrou o João durante a Bett Educar 2017, em São Paulo, que acontecer entre os dias 10 e 13 de maio. Na live que concedeu para as redes sociais do InovEduc, falou de uma outra missão bacana que estão travando: querem montar o maior vídeo de indicações de leitura de livros do mundo!

A Árvore lançou a campanha “Que livro marcou a sua vida?” na Bett Brasil Educar. No estande montado para a feira, uma cabine colheu vários depoimentos dos visitantes, mas você ainda pode participar mandando deu vídeo por e-mail.

Confira o convite do João diretamente da nossa página do Facebook!

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
debora.thome@folhadirigida.com.br

Ver todas as postagens publicadas por Débora Thomé