Uso de gamificação eleva o desempenho dos alunos em Matemática

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Matific InovEduc

Levantamento inédito no país feito pela plataforma de gamificação Matific revelou que 58,6%% dos matriculados no ensino fundamental estão abaixo da média em Matemática. A dificuldade no aprendizado afeta mais da metade dos alunos da rede púbica.

O desempenho dos alunos da rede particular não diferente muito do verificado na rede pública. Pelo levantamento, 41,1% dos estudantes apresentam desempenho abaixo da média na mesma disciplina.

O sistema de jogos matemáticos é usado por cerca de 100 mil estudantes brasileiros de 250 colégios públicos e privados em todo o país. A plataforma conta com 1,6 mil jogos educacionais de Matemática. Há uma média de 50 mil jogos executados por dia nos colégios brasileiros.

O estudo foi feito com quase 36 mil estudantes, da educação infantil até o sexto ano. A base foi o desempenho dos alunos dentro da plataforma Matific. A pesquisa considerou o volume de erros e acertos apresentados nos exercícios digitais aplicados em salas de aula de janeiro a julho de 2017.

Perto de 14% dos alunos da rede particular tiveram desempenho máximo, com quase 100% de acerto nos exercícios propostos. E, nos colégios públicos, a nota máxima foi obtida por cerca de 8% dos estudantes.

Metade dos alunos tem dificuldade com Matemática

A psicopedagoga Ana Paula Carmagnani, ressaltou que o estudo mostra um cenário preocupante da Matemática no Brasil. O resultado da plataforma se assemelha aos dados de avaliações oficiais do governo, segundo a consultora da Matific Brasil.

“Se o ensino da Matemática continuar baseado em decorar e memorizar, os alunos continuarão a ter desempenhos abaixo da média.”

Ana Paula Carmagnani da Matfic para o InovEduc
Ana Paula Carmagnani, consultora da Matific Brasil

Ana Paula ainda lembrou que os jogos educacionais fornecem aos professores dados de desempenho de seus alunos em tempo real. “Isso permite que o professor personalize as atividades de acordo com o momento de aprendizagem de cada aluno”, disse.

Um estudo conduzido pela Universidade de Sidney, na Austrália, revelou um aumento de 34% no desempenho do alunos em provas finais após um ano de uso da plataforma Matific. Em Israel, o interesse pela disciplina foi 33% maior nos estudantes que usam a Matific.

“Tecnologias como a da Matific promovem uma aprendizagem mais profunda. Além de engajá-los em situações cotidianas, estimulam a curiosidade, a exploração, o raciocínio lógico e a aprendizagem pela descoberta, em um ambiente lúdico e interativo”, acrescentou Ana Paula.

Desempenho aumenta em até 70% com o uso de gamificação

Ainda de acordo com a pesquisa da Matific, o uso de plataformas digitais melhora a percepção e aumenta o envolvimento dos alunos na disciplina. Foram ouvidos 537 docentes do ensino fundamental no Brasil, entre junho e agosto deste ano.

O uso de jogos educacionais para o aprendizado da Matemática no ensino fundamental tira ideia de que a disciplina é “chata e difícil” e aumenta o envolvimento dos alunos com a matéria. É o que dizem cerca de 90% dos professores consultados pela Matific.

Ainda de acordo com 64,8% dos entrevistados, o uso das tecnologias educacionais também reduz a ansiedade dos alunos em relação à Matemática.

Outros dados relevantes do estudo dão conta que para 87,7% dos professores, as plataformas mostram que a Matemática não é só teórica e tem aplicação prática no dia a dia. E que 98,3% aceitariam usar mais plataformas tecnológicas para complementar o cronograma de aulas.

Do total de professores ouvidos, 58,3% atuam na rede pública de ensino. Outros 35,4% são do setor privado e 6,3% dão aulas em ambos.

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
debora.thome@folhadirigida.com.br

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