Google busca influenciadores digitais com o prêmio 'Educação nas redes'

Google busca influenciadores digitais com o prêmio ‘Educação nas redes’

WhatsAppFacebookShare

Promover a integração de recursos tecnológicos em um ambiente acadêmico é um desafio para muitas instituições brasileiras. A falta de interesse dos alunos em atividades propostas em sala de aula em detrimento dos recursos disponíveis é um problema recorrente, principalmente na rede pública de ensino.

Diante disso, o Google for Education e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo promovem o “Prêmio Educação nas redes: Novos Influenciadores Digitais”.

A ideia surgiu a partir da pesquisa “Os Novos Influenciadores – quem brilha na tela dos jovens brasileiros”. Divulgada em 2016, a pesquisa destacou os youtubers Whindersson Nunes e Kéfera Buchmann entre as 20 personalidades mais influentes do Brasil.

O objetivo do prêmio é estimular os alunos a produzir conteúdos sobre temas relacionados à educação para a internet. Além disso, a iniciativa pretende conectar as experiências na sala de aula com as que os jovens vivem nas redes sociais.

 

Inscrições abertas até 27 de agosto

As inscrições devem ser feitas até o dia 27 de agosto. Os canais inscritos passarão por uma avaliação metodológica entre os dias 28 e 29 do mesmo mês. A avaliação será feita pela empresa responsável pelo projeto de comunicação da secretaria, a Business Intelligence da A2ad. Os critérios utilizados serão alcance, engajamento e relevância.

Os canais selecionados nessa primeira avaliação serão visitados por especialistas do mercado digital. Serão definidos, então, cinco finalistas para cada categoria. Os vencedores serão escolhidos por meio de uma votação aberta e online.

Os 20 finalistas deverão produzir um vídeo sobre uma proposta de aplicativos ou formatos de videoaulas cujo tema esteja relacionado ao uso de tecnologia para auxiliar no cotidiano escolar.

Uma exigência é que a ferramenta tenha características que permitam seu desenvolvimento por empresas de tecnologia. Os vídeos deverão ser entregues até o dia 20 de outubro.

As ideias serão avaliadas por empresas de tecnologia, sob critérios como relevância e viabilidade, para decidir se o projeto poderá ter continuidade.

Confira as categorias selecionadas

influenciadores digitais inoveduc

Poderão participar os estudantes matriculados na rede estadual de ensino, independentemente da modalidade (ensino fundamental, médio, EJA – Educação de Jovens e Adultos). Professores, gestores, educadores e servidores também poderão se inscrever.

A exigência, em todas, é de que os canais, hospedados no Facebook, Instagram, Youtube ou Twitter, sejam sobre temas relacionados a uma das categorias preestabelecidas.

  • Para os alunos

– Vida na escola e grêmio estudantil: canais que abordem dicas de estudo, dia a dia na escola, atividades nos intervalos, projetos do grêmio e boas práticas.

– Cultura e comportamento: canais que falem sobre cinema, música, moda, games, saúde, entre outras, atividades comuns na rotina dos estudantes.

  • Para a escola

– Informação e gestão: canais de escolas cujos conteúdos estejam relacionados a informações da unidade (calendário escolar, apresentações, festas)

  • Para os professores e servidores

– Disciplinas, professores e servidores: canais que falem sobre o trabalho individual de docentes e servidores, como dicas de estudo e trabalhos escolares, por exemplo.

A premiação será diferente para cada categoria

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 31 de outubro, em São Paulo. O local ainda será definido.

  • Categoria Escolas: será produzida uma videorreportagem para as duas primeiras colocadas. O material será produzido pela equipe de comunicação digital e veiculado nos canais oficiais da Secretaria de Educação. Os demais finalistas (terceiro, quarto e quinto lugares) receberão certificado e menção honrosa no evento de premiação.
  • Categorias alunos, professores e servidores: os dois primeiros colocados de cada categoria ganharão um workshop gratuito sobre produção para internet. Os demais também receberão certificado de participação e menção honrosa.

 

Letícia Santos

Letícia Santos

leticia.santos@folhadirigida.com.br

Ver todas as postagens publicadas por Letícia Santos