Guten News: estímulo à leitura por meio de textos jornalísticos​ - Inoveduc

Guten News: estímulo à leitura por meio de textos jornalísticos​

WhatsAppFacebookShare
Leticia Reina, diretora pedagógica da Guten News

O Brasil tem cerca de 27% de analfabetos funcionais, condição basicamente provocada pela falta de estímulo a leitura e falta de engajamento na interpretação de texto. Os dados são Inaf (Indicador de Alfabetismo Funcional) é um levantamento realizado pelo Instituto Paulo Montenegro e divulgado no fim do ano passado.

Com base nesta lacuna do ensino básico, nasceu a Guten News, plataforma criada em 2014, para aperfeiçoar o aprendizado e a avaliação da capacidade de leitura dos alunos. A ferramenta adapta textos jornalísticos à linguagem escolar para utilização em sala de aula distribuídos os temas de acordo com a faixa etária dos alunos.

“Percebemos este gap do gênero jornalístico na escola e vimos que podíamos utilizar isso para ajudar o aluno a interpretar e refletir de uma maneira crítica falando de temas atuais”, explica Leticia Reina, diretora pedagógica do Guten.

A plataforma conta com diversas formas de avaliação por gameficação. Quizzes, criação de avatar, pontuações, associação de texto e imagem e prêmios virtuais estão entre os formatos utilizados.

“Nós mapeamos, por meio de atividades, quais os níveis de leitura do aluno. Com isso conseguimos estimular a produção e a interpretação e obtemos uma resposta mais rápida do aluno”, ressalta a diretora. Leticia ainda destaca o poder multidisciplinar da plataforma, podendo ser adaptada a diversas áreas de acordo com a notícia.

Ao todo, cerca de 30 mil alunos de 4º a 9º já utilizam o Guten News em todo o país. Além de atividades, jogos e avaliações a plataforma também disponibiliza ferramentas para a capacitação de professores.

Igor Regis

Igor Regis

igor.regis@folhadirigida.com.br

Ver todas as postagens publicadas por Igor Regis