'Introdução ao marketing digital': confira como foi o curso da M2br e o Inoveduc

‘Introdução ao marketing digital’: confira como foi o curso da M2br e o Inoveduc

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Nos últimos tempos, o mercado digital tem crescido cada vez mais. Pensando nisso, os profissionais de marketing estão se preocupando em desenvolver conteúdos e campanhas que atinjam esse novo público.

O curso “Introdução ao marketing digital”, parceria entre o Inoveduc e a M2br Academy, realizado no dia 13 de maio no auditório da Folha Dirigida, teve como proposta orientar os participantes sobre os principais conceitos do marketing digital, suas vantagens e desafios.

Na parte da manhã, Ricardo Marsili, CEO do grupo M2br, iniciou o curso explicando as diferenças entre o marketing tradicional e o digital.

Ricardo ressaltou que os princípios do marketing não mudaram, e que ainda se mantêm vivas as quatro variáveis: preço, praça, promoção e produto.

Ferramentas online ajudam a mensurar melhor os resultados

A principal vantagem destacada pelo CEO foi a possibilidade de mensurar melhor os resultados.

Marsili citou que no Google Analytics é possível saber quantos visitantes acessaram sua página, por meio de qual plataforma foi feito o acesso, quanto tempo durou a visita, além de outros resultados.
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Ricardo também falou um pouco sobre os principais termos utilizados na área: “Quando estamos falando de marketing digital, precisamos entender o que é SEO, SEM e links patrocinados.”

E tacou a importância de entender a jornada do consumidor — o que acontece com o consumidor desde o momento em que ele acessa o site até a finalização da compra — antes de elaborar uma estratégia de marketing digital.

Marsili finalizou ressaltando a relevância do mobile. “Não há dúvidas de que o celular é essencial para o marketing digital.”

O CEO destacou que ter um site responsivo é uma necessidade, pois cada vez mais conteúdos são consumidos e ações são realizadas pelos smartphones.

Confira entrevista de Marsili para InovEduc.

Planejar conteúdo específico para cada mídia é fundamental

Durante a tarde, o tema era mídias sociais. Quem comandou essa etapa do curso foi o sócio-diretor de mídias da M2br, Luis Paulo da Silva.

Luis explicou que antes de criar uma rede social é importante ter um objetivo bem definido e entender qual é o objetivo do seu público naquela determinada rede.

“A mesma pessoa pode estar em redes diferentes, com objetivos diferentes. O público está propício a interagir em uma rede e não está em outra.”

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Foi chamada a atenção também para um erro que muitas empresas e muitos profissionais ainda cometem: replicar o mesmo conteúdo em todas as redes sociais.

“É preciso planejar o conteúdo específico de cada rede.”

Além disso, o diretor de mídias enfatizou que a prioridade são os conteúdos.

Confira entrevista de Luis Paulo para InovEduc.

“Quantidade não é o principal; o foco agora é o conteúdo. Melhor fazer cinco publicações boas por semana do que três razoáveis por dia.”

Luis explicou, ainda, um passo a passo de como anunciar no. Ele ressaltou que nessa rede 89% do público estimado é atingido: “Isso acontece por causa da segmentação.”

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Letícia Santos

Letícia Santos

leticia.santos@folhadirigida.com.br

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