Campeonato online torna aprendizado de Ciências mais divertido - Inoveduc

Campeonato online torna aprendizado de Ciências mais divertido

WhatsAppFacebookShare

Gênios da Ciência InovEducCriado pela Siemens Stiftung (Fundação Siemens), o projeto Experimento 10+, que já é  realizado em três continentes, acaba de desembarcar no Brasil. O objetivo é despertar o interesse das crianças pelo aprendizado de Ciências, de uma forma mais prazerosa e divertida.

A iniciativa é resultado de uma parceria da Siemens com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), que disponibilizaram caixas com ferramentas e instrumentos em diversas escolas para que os alunos, junto aos seus educadores, aprendam mais sobre Ciência por meio de investigação e criatividade, aplicando o ciclo do pensamento científico.

Visando a oferecer a mesma oportunidade para um número maior de crianças e de forma mais interativa, foi criado o jogo educacional online Gênios da Ciência. A iniciativa é voltada para alunos do ensino fundamental com idades entre 10 e 14 anos que já integram ações realizadas pela Fundação Siemens.

Mas a participação também está aberta para alunos de outras escolas que tenham interesse no projeto. As crianças podem participar via escola ou individualmente. A única exigência é um responsável (escola, professor ou pais) para a validação da inscrição.

“Esta é uma ação inovadora, alinhada às principais tendências em educação. A missão é desmistificar a ciência, mostrar que ela não é coisa de laboratório, e sim do dia a dia”, disse Bianca Bozon Moreira Talassi, secretária executiva da Fundação Siemens.

Para ampliar o engajamento na proposta do jogo, a Fundação Siemens promove um campeonato.

Campeonato vai até 11 de agosto. Inscrições estão abertas

Cidade da Ciência Gênios da Ciência InovEducAs inscrições já está estão abertas, e são recebidas no hotsite do Gênios da Ciência. O campeonato segue até 11 de agosto. O ganhador será presenteado com um tablet.

Interagindo com os moradores da cidade Gênios da Ciência, os jogadores são instigados a resolver desafios nas áreas de Saúde, Energia e Meio Ambiente, como falta de luz, descarte incorreto de materiais recicláveis, entre outros.

“Com o Gênios da Ciência – Experimento 10+, será possível simular os impactos de se desligar a energia elétrica de uma fábrica, por exemplo. O estudante terá de testar alternativas para resolver os problemas”, explicou Bianca.

Para tanto, os alunos devem escolher os itens corretos disponíveis em sua maleta para realizar cada experimento. A plataforma utilizada possibilita o uso de elementos de simulação e RPG, o que torna a experiência ainda mais envolvente.

Além de dar ao aprendizado uma forma lúdica, o jogo também motiva os jovens a realizar experimentos em casa, com ajuda dos responsáveis, ou em sala de aula, com os professores.

Os resultados podem ser compartilhados na plataforma do jogo incentivando a discussão sobre Ciência tanto no ambiente digital, quanto no dia a dia.

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
debora.thome@folhadirigida.com.br

Ver todas as postagens publicadas por Débora Thomé