Lego Education auxilia escolas na adequação às propostas da BNCC

BETT-EDUCAR-SELOCom a homologação da Base Nacional Comum Curricular pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em dezembro de 2017, a inclusão das habilidades socioemocionais nos currículos escolares deixa de ser um diferencial de algumas instituições.

Agora, as escolas precisam alinhar as disciplinas que compõem suas grades curriculares com atividades que estimulem essas competências importantes para os alunos do século 21. Assunto que será amplamente discutido durante a Bett Brasil Educar, em maio.

A Lego Education oferece, inclusive, um produto que pode auxiliar as escolas nessa fase de adequação dos seus novos currículos ao que prevê a BNCC em relação às habilidades socioemocionais. O conjunto ‘Construindo Emoções’, desenvolvido para crianças de 2 a 5 anos de idade, ajuda as crianças a trabalharem suas emoções de forma lúdica.

A principal proposta é trabalhar o entendimento de emoções das crianças

A ferramenta conta com oito cartões de construção, blocos com expressões faciais e cartões de atividades. Com esses materiais as crianças podem elaborar, ao todo, 16 personagens diferentes. Além disso, a versão online tem um vídeos interativos com mais inspirações.

. Inserir habilidades socioemocionais nos currículos é o desafio
. Lego Education cresce 60% no Brasil e reforça ensino em STEM

De acordo com Sérgio, com a ferramenta as crianças aprendem a reconhecer sentimentos. Além disso, passam a entender semelhanças e diferenças entre eles e identificar suas consequências nas situações do dia a dia.

“É um produto que tem como tema criar um conjunto de emoções. Durante a atividade, eles discutem situações pelas quais passaram e  algumas propostas. Assim, trabalham no desenvolvimento de competências como: trabalho em equipe e entendimento das emoções”, explicou Sérgio.

Professores recebem treinamento para utilização adequada da ferramenta

A Lego realiza, também, uma formação para que os professores saibam utilizar a ferramenta adequadamente. A ideia é que, dessa maneira, eles consigam gerar engajamento entre os alunos com as atividades propostas.

“É oferecido aos professores um curso de formação, para que eles possam, junto com os alunos, conseguir elevar esse conhecimento sobre as emoções para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais”, ressaltou.

. Lego Education já oferece certificação para professores brasileiros

Sérgio ressaltou a importância de estimular o desenvolvimento dessas competências ainda na educação infantil.

“A escola precisa pensar na formação das crianças, desde pequenas, baseada no desenvolvimento socioemocional. Dessa forma, elas crescem acompanhadas de algo que já foi trabalhado na educação infantil e estarão mais preparadas para o ensino fundamental, onde conhecerão outras ferramentas e aprimorarão seu desenvolvimento.”