Matific: falta capacitação em edtech para professores de Matemática

Matific: falta capacitação em edtech para professores de Matemática

WhatsAppFacebookShare

Matematica-Pesquisa-Matific-InoveducUma recente pesquisa feita pela Matific Brasil com 537 docentes de Matemática mostrou que quase a metade dos entrevistados não recebem treinamento algum dos colégios para a utilização de tecnologias educacionais em salas de aula, sobretudo na rede pública de ensino.

Quase a metade dos professores entrevistados, 46,6%, também afirmou não receber qualquer apoio dos colégios com relação ao uso de plataformas digitais no currículo escolar. Esses dados chegam a público uma semana após a divulgação dos dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA).

Segundo o levantamento do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), 54,46% dos estudantes do 3º ano do fundamental apresentaram desempenho abaixo do adequado, enquanto 45,53% com nível suficiente.

Mas a pesquisa mostrou um outro lado dessa moeda. Foi revelado que 98,3% dos professores aceitariam usar plataformas tecnológicas para complementar o cronograma de aulas. A Matific Brasil atua com gamificação em cerca de 250 colégios públicos e privados no país, desde a educação infantil até o sexto ano.

Do total de professores pesquisados, 58,3% atuam na rede pública de ensino. Outros 35,4% são do setor privado e 6,3% dão aulas em ambos. Desses, apenas 8% afirmaram ter dificuldade em utilizar sistemas digitais em salas de aula.

Falta de banda larga ainda é o principal entrave

A falta de estrutura de internet e laboratórios de informática é a principal queixa de cerca de 60% dos consultados. A ausência de banda larga e equipamentos adequados são o principal entrave para o avanço das tecnologias educacionais no país.

Entre os problemas, três tiveram destaque. Falta de computadores e tablets nas salas de informática (49,6%) foi a maior queixa. Em seguida, ausência de laboratório de informática (30,4%) e inexistência de política de incentivo da escola para o uso de tecnologias (33,4%).

Confira as dificuldades para o uso de tecnologias no ensino fundamental, apontadas pelos professores:

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
debora.thome@folhadirigida.com.br

Ver todas as postagens publicadas por Débora Thomé