MEC lança novo portal e sugere ‘Dia D’ para discussões sobre BNCC

Gestores, técnicos e professores já podem acessar materiais de consulta e ferramentas digitais sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em um mesmo espaço. O MEC (Ministério da Educação) acaba de lançar um novo portal com mais informações sobre a Base.

 

 

A página objetiva se tornar referência de apoio aos estados e municípios para a construção, de forma colaborativa, dos currículos da educação infantil e do ensino fundamental.

. Diretrizes da BNCC norteiam uso da tecnologia na educação básica

O portal é resultado de uma parceria do MEC com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A consulta a esses materiais pode dar mais subsídios e informação sobre as diretrizes estabelecidas na BNCC, assunto que será muito debatido nas sessões e wokshops do congresso Bett Educar 2018, que acontece entre 8 e 11 de maio, em São Paulo.

Recursos fomentam debates em torno da BNCC

A página representa um passo importante no processo de implementação da BNCC. A base passou a ser uma referência obrigatória para os currículos de todas as escolas, públicas e privadas, do país.

. Conheça a importância das dez competências da BNCC, segundo especialistas

Estão disponíveis vídeos, textos e recursos que ajudarão na elaboração dos currículos locais. O portal também possibilita a criação de grupos de discussão virtual com técnicos do Brasil e do mundo.

O portal da BNCC ainda poderá ser usado como uma plataforma de currículos. No local, gestores compartilham documentos para consulta pública e recebem contribuições.

Também é possível, por exemplo, consultar o documento (que tem 400 páginas no original) de forma simplificada e interativa. Na ferramenta, podem ser aplicados filtros e recortes para atender às necessidades específicas de cada um.

6 de março, ‘Dia D’ de discussões sobre a BNCC

Esta terça-feira, 6 de março, é a data sugerida pelo MEC para que escolas de todo o país promovam discussões em torno da BNCC.

dia-d-base-bncc-divulgacao-mec-inoveduc
Imagem: Divulgação/MEC

Chamado de “Dia D”, a data será outro marco importante na implementação da Base da educação infantil e do ensino fundamental. O objetivo é mobilizar gestores, técnicos, professores e alunos para tratar do documento que propõe transformar a educação brasileira.

A sugestão é que, nesse dia, as redes de ensino e as escolas de todo o país iniciem os debates em torno das mudanças. As discussões, no entanto, devem se estender por todo o mês de março.

O portal disponibiliza roteiros guiados, apresentações e vídeos institucionais sobre a Base. O material conta com depoimentos de especialistas e animações explicativas.