Microsoft Education: além das tecnologias, foco nas pessoas

WhatsAppFacebookShare

“Não estamos num negócio de tecnologia, e sim de transformar a educação. E não é possível fazer isso sem os professores”. Essa talvez tenha sido uma das falas mais surpreendentes e relevantes na palestra de Eve Psalti, diretora Global de Programas de Educação da Microsoft. No encontro durante a Bett na tarde desta quarta, dia 10 de maio, a especialista definiu qual é o papel dos educadores no presente.

“Os professores são aqueles que fazem com que os alunos pensem”, resumiu. Em todo o mundo, a Microsoft Education é utilizada por cerca de 1.800 instituições de ensino, alcançando 195 mil educadores e 2,6 milhões de estudantes.

“Uma das ferramentas atuais de maior sucesso é a Minecraft, especial para escolas, com jogos e aplicativos diversos que permitem aos estudantes, por exemplo, a reprodução, por fora e por dentro, das pirâmides do Egito. Para vocês terem uma ideia, nas turmas que utilizam esse aplicativo, os alunos mal percebem quando entro ou saio das salas, de tão absorvidos e concentrados nas atividades propostas. E isso é ótimo”, contou Eve, arrancando risos da pateia.

“Muitas vezes, o dirigente da instituição de ensino pensa que inovar é adotar uma ferramenta ou montar um novo laboratório, sem se dar conta de que isso, por si só, não garante nada. Nada vai acontecer. É preciso investir também nas mentes, despertar talentos, buscar parcerias. Temos esse tipo de colaboração com diversas empresas, da Lego àquelas que atuam no setor de robótica. Tudo em nome de buscar a atenção, aguçar a curiosidade dos alunos”, defendeu.

Em toda a sua palestra, Eve fez questão de pontuar o desafio de formar uma nova geração de crianças e adolescentes, capazes de lidar com as questões de seu tempo. E também do futuro. “Eles precisam estar no centro do processo educacional, e os educadores precisam ser os verdadeiros agentes de mudança no processo de aprendizagem”, resumiu Eve Psalti para o público que lotou o auditório 3 do São Paulo Expo.

Paulo Chico

Paulo Chico

paulochico@folhadirigida.com.br

Ver todas as postagens publicadas por Paulo Chico