O que você está esperando para usar big data na Educação?

O que você está esperando para usar big data na Educação?

WhatsAppFacebookShare

A big data é uma poderosa aliada da escola para melhorar métodos de ensino. Aliada a ferramentas de análise preditiva, incrementa os resultados obtidos pelos estudantes. E, a longo prazo, essas informações dão à instituição e aos gestores, subsídios para a elaboração de planos de ensino.

Tendo isso em mente, nem pense duas vezes antes de contar com um software capaz de transformar o ensino-aprendizagem.

Associadas, essas tecnologias têm a capacidade de prever a trajetória dos alunos e atuam preventivamente para evitar evasão.

big data education inoveduc

Por mais que a tecnologia esteja cada vez mais presente nas escolas, a realidade é que a maioria ainda baseia suas atividades de avaliação em métodos tradicionais, gastando recursos como tinta e papel, com avaliações que precisam ser corrigidas manualmente.

Sobretudo, os recursos mais valiosos nem são os financeiros. Mas a economia do tempo gasto pelo professor com tarefas que poderiam ser automatizadas — e, o mais importante, com o devido controle sobre o desempenho de um aluno.

O que a big data faz pela educação?

Imagine que você é um professor de Matemática e, ao longo de um período letivo, precisa lecionar para um número expressivo de estudantes. Entre diversas turmas e até mesmo instituições de ensino.

Agora, digamos que, em uma dessas turmas, você percebe que determinado aluno tem dificuldades com exercícios que exigem leitura e interpretação. Mas que é muito bom ao lidar com qualquer tipo de cálculo que não envolve uso da linguagem.

Com isso em mente, como direcionar esforços para ajudá-lo a superar essa lacuna? Tendo em vista, ainda, que muitos dos seus alunos têm outras necessidades de reforço tão específicas quanto essa? Difíceis até mesmo de serem mapeadas, dado o tamanho da sua responsabilidade diária.

É nesse contexto, como mostra o infográfico, que a big data aparece como aliada indispensável no dia a dia dos educadores.

Quais vantagens a big data traz ao setor?

Eliminar barreiras como a falta de tempo dentro de uma rotina  corrida. Afinal, ajuda a identificar competências e lacunas de aprendizagem, assim como a desenvolver melhores métodos de avaliação.

As informações coletadas por meio da inteligência de dados são utilizadas para aprimorar cursos. Servem, também, para implementar o melhor do uso da tecnologia em sala de aula.

Dessa forma, revoluciona a didática tradicional com base em informações confiáveis e resultados comprovados sobre sua eficiência. Basicamente, a big data oferece:

  • Diversificação dos materiais utilizados
  • Controle sobre o que o estudante aprendeu
  • Aplicação de diferentes modelos de ensino

Ou seja, com a inteligência de dados a avaliação deixa de ser um processo baseado em notas, cujo papel muitas vezes se reduz à aprovação ou reprovação dentro de um período letivo. Passa a ser algo contínuo e focado no longo prazo.

 

Débora Thomé

Débora Thomé

Editora-chefe
debora.thome@folhadirigida.com.br

Ver todas as postagens publicadas por Débora Thomé