Prêmio Professores do Brasil reconhece práticas pedagógicas inovadoras

WhatsAppFacebookShare

O Prêmio Professores do Brasil chega à sua 10º edição em 2017 com a proposta de valorizar o papel dos professores e reconhecer o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e bem sucedidas. O prêmio é uma realização do Ministério da Educação (MEC) com instituições parceiras, como o Centro de Inovação para a Educação Brasileira – CIEB.

Em meio à discussão sobre a defasagem da formação de professores – e enquanto instituições de ensino já começam a repensar sua matriz curricular para formar professores “, mais conectados” -, o Prêmio traz temáticas que apontam nesta direção. São elas: “Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de inovação educacional” e “Estímulo ao conhecimento científico por meio da inovação”. Os outros dois temas englobadas pelo prêmio são “O esporte como estratégia de aprendizagem” e “Conservação e uso consciente da água”.

Prêmio Professores do Brasil 2017
10° Prêmio Professores do Brasil (Foto: divulgação do CIEB)

Poderão participar professores que atuam em instituições da rede pública de ensino (rede federal, estadual e municipal) ou em instituições comunitárias, filantrópicas e confessionais conveniadas aos sistemas públicos de ensino.

As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do prêmio até o dia 25 de agosto. Os interessados poderão se inscrever também pelo aplicativo gratuito PPB, disponível na Apple Store e nas lojas Google Play. Lá os professores poderão acompanhar todas as etapas do prêmio.

Além de enviar um relato da prática pedagógica, o professor deverá enviar também três documentos que comprovem a realização do trabalho. Serão aceitos como documentos de comprovação os seguintes itens: diários de classe, boletins, testemunhos, fotos e reportagens, entre outros.

A previsão é de que os vencedores sejam anunciados no dia 7 de dezembro. Os prêmios para os vencedores serão diferentes para cada uma das temáticas.

 

Veja como será a premiação do Prêmio Professores do Brasil 2017

 

  • Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de inovação educacional

O vencedor ganhará um prêmio de R$ 5.000,00 e um troféu de reconhecimento, oferecidos pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira.

  • Estímulo ao conhecimento científico por meio da inovação

Os vencedores ganharão uma viagem para Londres, na Inglaterra. A viagem acontecerá em janeiro de 2018 e terá duração de uma semana. Neste período, os visitantes participarão de atividades educativas, interativas, palestras e visitas a museus, junto com os 6 vencedores do Prêmio Shell de Educação Científica.

  • O esporte como estratégia de aprendizagem

O prêmio será uma visita ao Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo. Na ocasião, os visitantes poderão vivenciar a rotina de treino e interagir com atletas de renome nacional, além de participar de uma oficina de capacitação esportiva do programa Impulsiona Educação Esportiva promovidos pelo Instituto Península. As escolas das práticas pedagógicas vencedoras receberão ainda 1 kit de mini atletismo.

Haverá também participação no programa Sala de Professor e Salto para o Futuro, da TV Escola, e o trabalho vencedor  será publicado e divulgado pelo Ministério da Educação e instituições parceiras.

  • Conservação e uso consciente da água

O vencedor participará do Fórum Mundial da Água, em março de 2018, em Brasília-DF. Os trabalhos premiados terão um espaço para apresentação no evento.

Além das temáticas especiais, os professores poderão concorrer ainda pelas temáticas tradicionais, são elas: Educação Infantil: Creche; Educação Infantil: Pré-escola; Ensino Fundamental: Anos Iniciais – Ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos; Ensino Fundamental: Anos Iniciais: 4º e 5º anos; Ensino Fundamental: Anos Finais: 6º a 9º anos; e Ensino Médio.

Letícia Santos

Letícia Santos

leticia.santos@folhadirigida.com.br

Ver todas as postagens publicadas por Letícia Santos