Quero Bolsa divulga dados sobre o atual quadro da EAD no Brasil

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No dia 27 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Educação a Distância (EAD). A data é comemorada desde 2013. A EAD vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), 15% dos universitários do país se formam por meio da modalidade de ensino.

Entre as vantagens oferecidas pela modalidade, a flexibilidade de carga horária, as mensalidades acessíveis e a localização do polo presencial estão entre os principais atrativos apontados pelos estudantes.

A pesquisa foi feita pela plataforma de inclusão ao ensino superior Quero Bolsa, que ouviu 3.400 alunos de cursos a distância.

Maioria dos alunos de EAD aprova os conteúdos

O levantamento avaliou também a satisfação dos estudantes matriculados na modalidade de ensino. A maior parte dos entrevistados (79%) considerou o conteúdo dos cursos bom ou excelente e 17% aprovaram de forma moderada. Apenas 2% se mostraram insatisfeitos.

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“O resultado mostra que os investimentos realizados pelas faculdades nos últimos anos para elevar a qualidade dos cursos EaD pouco a pouco estão surtindo efeito”, destacou André Narciso, diretor financeiro da empresa e responsável pelo levantamento.

Os dados da pesquisa estão disponíveis na última edição do ‘Panorama Quero Bolsa do Ensino Superior Privado no Brasil’. O estudo foi divulgado no evento “Quero Captação”, em setembro deste ano.

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Além da avaliação dos estudantes, o estudo apresentou também o reajuste médio que as mensalidades dos cursos EAD sofreram no segundo semestre de 2017. O reajuste foi de 3,8%, em comparação ao mesmo período do ano passado.

“Como os cursos a distância são tipicamente mais baratos do que os presenciais, estudantes com restrições orçamentárias acabam buscando mais essa modalidade em períodos de crise”, explicou Narciso.

Ambiente virtual é um dos pontos que exige melhorias

De acordo com a pesquisa, alguns pontos ainda exigem melhorias na EAD. De acordo com Pedro Balerine, diretor de inteligência do Quero Bolsa, os itens que receberam menos avaliações boas foram os seguintes:

  • ambiente virtual
  • número de atividades presenciais
  • material didático
  • disponibilidade do professor
  • estrutura do curso

Para Pedro, os resultados mostram que há espaço para mais investimentos nas soluções de ensino. “Podemos dizer que a promoção de atividades curriculares ou extracurriculares ajuda a fazer com que o aluno da EAD se sinta mais integrado à comunidade universitária”, ressaltou. O diretor enfatizou, ainda, que, no geral, o grau de satisfação apresentado pelos estudantes surpreendeu.

“A educação a distância é algo relativamente novo no mundo acadêmico. Aliado ao fato de a geração atual ser mais exigente em termos de interatividade e experiência do usuário, nos levava a crer que veríamos um cenário mais desafiador para as IES. As boas médias obtidas em todos os quesitos sugerem que as IES estão no caminho certo.”

Letícia Santos

Letícia Santos

leticia.santos@folhadirigida.com.br

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