Programa patrocinado pela Fundação Bill & Melinda Gates implantará recursos tecnológicos em bibliotecas brasileiras - Inoveduc

Programa patrocinado pela Fundação Bill & Melinda Gates implantará recursos tecnológicos em bibliotecas brasileiras

WhatsAppFacebookShare

De acordo com a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, organizada pelo Instituto Pró-Livro em 2016, 66% dos brasileiros não frequentam bibliotecas e apenas 5% dos entrevistados reconhecem a biblioteca como um local de acesso à informação e educação.
Incentivar a leitura, o empréstimo de livros e a interação entre diferentes pessoas tem sido um dos principais desafios da era digital. Pensando nisso, o Programa Conecta Biblioteca, com patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates, abre um caminho para estimular a inovação em espaços públicos de leituras.

A iniciativa, que está com inscrições abertas, tem como principal objetivo oferecer formações presenciais e a distância para equipes interessadas em transformar suas instituições, atrair o público jovem e ampliar a participação da comunidade por meio de recursos tecnológicos.

Além disso, o projeto propõe a aproximação entre comunidades e bibliotecas, garantindo aos seus frequentadores o acesso gratuito à informação, que é um dos direitos humanos básicos.

Para um melhor diagnóstico e troca de experiências entre a sociedade e as bibliotecas, a formação dos participantes do projeto é dividida em quatro eixos: pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e captação de recursos.

Cada uma dessas etapas direcionarão as equipes para um mapeamento dos interesses e necessidades das comunidades que fazem parte.

Cinthia Guedes

Cinthia Guedes

cinthia.guedes@folhadirigida.com.br

Ver todas as postagens publicadas por Cinthia Guedes