Palestra no Rio Info aborda crescimento do mercado de edtechs no país

Crescimento do mercado de Edtechs é tema de debate no Rio Info

WhatsAppFacebookShare

A crescente necessidade de inovação é o pontapé inicial para o surgimento de startups, que na área educacional são conhecidas como edtechs. O crescimento do mercado de edtechs no Brasil foi um dos temas debatidos nesta terça-feira, 25, na 15º edição do Rio Info – um dos principais eventos dedicados à Tecnologia da Informação (TI) do país.

José Luiz Susini, diretor da Assespro-RJ, foi um dos palestrantes do evento, que vai até esta quarta, 27, no Centro de Convenções Sul América, no Centro do Rio. Com o tema “Edtechs e a transformação no ensino”, Susini apresentou um panorama sobre o mercado de startups no Brasil.

“O sucesso de uma edtech será determinado pela combinação da necessidade e da tecnologia.”

Rio-Info-Edtech-Inoveduc
José Luiz Susini, diretor da Assespro-RJ, falou sobre edtechs no evento (Foto: Cinthia Guedes)

Antes de pensar em criar uma empresa que desenvolva tecnologia educacional, Susini destacou alguns pontos que devem ser considerados:

  • Tipo e nível de ensino
  • Tipo de cliente
  • Unidade de cobrança
  • Tipo de licença
  • Tipo de produto

Além desses, o uso de tecnologias ou tendência inovadora é requisito para a definição de edtech. “A utilização de gamification, m-learning — aprendizado por meio de dispositivo mobile — e sala de aula invertida, são alguns exemplos dessas tecnologias.”

Edtechs brasileiras recebem investimentos estrangeiros

No ranking das principais edtechs encontramos o Descomplica. Na 81ª posição, a plataforma de aprendizagem oferece videoaulas para estudantes que estão se preparando para o Enem.

“O Descomplica recebeu um investimento de, aproximadamente, US$ 13,27 milhões de dólares. Já estão na terceira rodada de investimentos”, ressaltou Susini.

Seguindo por esse mesmo caminho, a Quero Bolsa, marketplace da Quero Educação, recebeu um investimento de US$ 100 mil da 500 startups, fundo do Vale do Silício.

Cinthia Guedes

Cinthia Guedes

cinthia.guedes@folhadirigida.com.br

Ver todas as postagens publicadas por Cinthia Guedes